O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história, é aquela pessoa que se destaca, é inquieta, proativa e toma atitudes para mudar as coisas.
Você já ouviu falar sobre protagonismo pessoal? Significa ter o controle da sua vida e ter consciência de seu próprio poder de decisão. É claro, ninguém nasce sendo um perfeito protagonista. Isso é algo que se desenvolve com o tempo e autoconhecimento.
Em definição do dicionário, o substantivo “protagonismo” significa “qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais; característica do personagem principal, mais importante: protagonismo literário, artístico, televisivo, cinematográfico.” ...
Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.
Pude crescer profissionalmente e aprender diversas habilidades que me tornam preparado para as constantes mudanças do mercado, então acredito que uma das vantagens de ser protagonista é que você aprende de maneira constante.
Protagonistas são aqueles que não se conformam com sua situação e têm atitude para mudar. Não aceitam o papel de vítima e, ao invés de reclamar, assumem as rédeas das situações e agem para alcançar seus objetivos.
Protagonismo tem tudo a ver com iniciativa, uma pessoa protagonista no trabalho é proativa e está sempre em busca de melhoria e mudança, ela identifica os problemas, entende a melhor forma de resolvê-los e procura meios para alcançar seus objetivos.
Ser protagonista é assumir o papel principal ao conduzir sua vida e carreira. É saber que você é o responsável pelas suas escolhas, ações e resultados, em vez de depender passivamente de circunstâncias diversas.
Atenciosos e idealistas, os indivíduos com esse tipo de personalidade se esforçam para impactar positivamente os outros e o mundo ao seu redor. Eles raramente deixam passar uma oportunidade de fazer a coisa certa, mesmo quando enfrentam dificuldades no caminho.
O protagonismo é a habilidade de assumir o papel principal ou a liderança em uma situação e agir de forma proativa para alcançar um objetivo. É a capacidade de tomar iniciativa, ser criativo e ter uma visão clara do que se deseja alcançar. Ser proativo e agir de forma decisiva quando necessário.
O protagonistes era, assim, o primeiro ator, ou seja, o ator que desempenhava o papel principal de uma peça de teatro. Esse significado mantém-se no essencial: podemos dizer que numa estória o Protagonista é o personagem que tem o papel principal.
Um bom protagonista precisa ter uma personalidade marcante e uma voz própria que o diferencie dos outros personagens. Lembre-se que o protagonista deve encantar o leitor por centenas de páginas, um desafio e tanto. Logo, a personalidade do protagonista deve ser coerente com suas ações e decisões ao longo da história.
Um protagonista confia em sua capacidade de alcançar seus objetivos e não se deixa intimidar por desafios ou obstáculos. Acredite em si mesmo e em suas habilidades para superar qualquer dificuldade. Não fique somente ensaiando para fazer algo, vai lá e faça, você é capaz. Você é inseguro?
Para um personagem ser o protagonista, basta que ele seja o ponto central da narrativa. Normalmente, também é com ele que o leitor irá se identificar, tornando o público mais próximo da trama. Portanto, além de ter o papel narrativo principal, também carrega a função emocional de cativar o leitor.
Ele é o foco principal e o personagem com o qual o leitor mais se identifica e se envolve emocionalmente. A jornada do protagonista é marcada por desafios, obstáculos e crescimento, tanto físico quanto emocional, e sua evolução é um elemento-chave da trama.
Um protagonista assume a liderança da sua história, ele sabe aonde quer chegar e estabelece metas. Importante frisar que devemos, sempre, tornar as metas tangíveis, de preferência no formato SMART.
O dicionário defotagonismo como a qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais: protagonismo juvenil, e/ou a característica do personagem principal, mais importante: protagonismo literário, artístico, televisivo, cinematográfico.
O aluno protagonista é o estudante que reconhece que seu sucesso e seu aprendizado dependem apenas de si mesmo. Portanto, ele tem autonomia, comprometimento e curiosidade para construir o seu conhecimento. A partir disso, ele passa a ser capaz de expor e debater ideias, melhorando suas habilidades socioemocionais.