O cálculo do beta é feito dividindo-se o coeficiente de correlação entre o retorno da carteira e o retorno do mercado pelo desvio padrão do retorno do mercado. Ou seja, é a medida da sensibilidade da carteira ao mercado.
Sua fórmula simplificada é a covariância do retorno do ativo dividido pela variância do retorno de mercado. Feito isso, o resultado será chamado de coeficiente Beta.
Como calcular o Índice Beta de ações? O cálculo do Índice Beta é feito com a fórmula que você viu, a ser preenchida com os dados extraídos do ativo analisado e do benchmark escolhido. Nesse caso, o retorno do ativo pode ser obtido por meio do histórico de cotações diárias ou semanais da ação.
Aprenda o que é e como calcular o BETA em menos de 2min
Qual o nível de hCG para 4 semanas de gravidez?
Sem gestação ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gestação: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gestação: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
Dessa forma, pode-se concluir que, quanto maior o Beta de uma carteira, em módulo, maior será o risco sistêmico, ou seja, maior será a sensibilidade do retorno da carteira em relação às variações do retorno do índice de mercado.
Para isso utilizamos o Ibovespa (IBOV) que possui um beta igual a 1. Porém, não há um único índice utilizado para o calcular, mas o Ibovespa é o mais comum.
Quando o beta é igual a 0? Pode indicar que o ativo é indiferente às variações do mercado, ou pouco associado, podendo acontecer em caso de variações positivas ou negativas do índice de mercado, mantendo constante a rentabilidade do ativo.
O β igual a 1 significa que o ativo tem a mesma variação da carteira do mercado. O β maior que 1 indica que o ativo tem um alto risco. Isso porque, o seu retorno varia mais do que o proporcional do mercado. Logo, em variações positivas, a aplicação tende a render mais do que o índice do mercado.
O coeficiente beta mede o risco sistemático (não-diversificável) tanto para os ativos individuais como para as carteiras. Quanto maior o beta, maior o prêmio de risco, e conseqüentemente, o retorno exigido também é maior.
Como é calculado o Índice Beta? O cálculo do β é complexo, pois é a relação entre a covariância entre a referência e o stock, e a variância da referência. Ou seja, β (o beta) é igual à correlação entre o índice e o ativo multiplicado pelo rácio do desvio padrão do ativo e o valor de referência.
O modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM) também utiliza o índice beta. Esse modelo indica a expectativa de retorno que um ativo possui, baseado em uma série de variáveis. Uma delas é justamente o beta. Esse sistema também considera a rentabilidade de uma ação e o retorno do mercado.
O beta pode ser calculado para ativos ou grupos de ativos. Nesse caso, o beta de um portfólio pode ser encontrado ponderando o beta de cada ativo pelo seu peso na carteira. Esse resultado pode ser interpretado como uma medida de risco da carteira.
Quanto maior o beta melhor? Portanto, quanto maior for o beta de um ativo, maior será a sua volatilidade em relação ao mercado, de acordo com o benchmark utilizado. Isso faz com que ele tenha maiores riscos e, por consequência, maior tende a ser o retorno esperado pelo investidor.
S&P/B3 Beta Elevado – O Índice S&P/B3 Beta Elevado procura medir o desempenho das ações brasileiras com maior sensibilidade às mudanças nos retornos do mercado. A sensibilidade é medida pelo beta de cada ação individual.
Geralmente, os fundos com beta menor que 1 são os mais indicados para investidores mais conservadores, enquanto fundos com índice superior a 1, serão mais adequados para perfis mais agressivos, ou seja, mais arrojados. Sendo assim, usamos o Índice Beta para medir o risco de qualquer ação.
Como calcular o resultado do Beta-hCG quantitativo?
BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml. 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml. 9 a 12 semanas de gravidez: entre 25.700 e 288.000 mIU/ml.
Tong e colaboradores concluiram que baixos níveis de hCG em muitas gravidezes iniciais estão associadas com um risco aumentado de abortamento, adicionalmente: “Os mecanismos que dão suporte abortamentos de primeiro trimestre tardio e de segundo trimestre pode ter iniciado cedo como primeira semana de implantação”.
“O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml, mas chega até 400 mIU/ml em uma gestação múltipla”, diz ela.