Família: Arecaceae. Nomes vulgares: açaí, juçara, açaí-de-touceira, açaí-do- Pará; açaí-verdadeiro; palmiteiro. Euterpe precatoriatambém é conhecida como açaí e Euterpe edulis como palmiteiro. Sinonímias: Euterpe badiocarpa Barb.
açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.
Os dois vêm de palmeiras do mesmo gênero, Euterpe. Mas a espécie do açaí amazônico é a Euterpe oleracea Mart, e a da Mata Atlântica é a Euterpe edulis Mart. Além da extração do açaí, a palmeira também pode ter o cacho, as folhas e as sementes usadas no artesanato.
Nos últimos anos, houve um aumento na popularidade e no consumo do açaí, um fruto proveniente da palmeira Euterpe oleracea, nativo da mata amazônica, especialmente na região norte do Brasil.
Conhecida como o açaí da floresta atlântica do Brasil, a juçara é uma palmeira com 5 a 10 metros de altura que ocorre desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, alcançando, também, o nordeste da Argentina e o sudeste do Paraguai.
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), ao contrário da juçara que é unicaule, é uma palmeira que produz vários perfilhos, formando touceiras. Esses perfilhos são manejados para exploração do palmito, ao longo da vida útil da palmeira.
Enquanto a juçara é similar ao açaí, só que é produzida por uma palmeira diferente, a Euterpe edulis, popular na região sul do Brasil. Outro fator que difere os dois frutos é a Instrução Normativa Nº37, instituída no dia 1° de outubro de 2019 pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento.
Coquinho. O Projeto Juçara, desenvolvido durante 10 anos pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), valorizou o fruto da palmeiras, o coquinho, no lugar do palmito, garantindo a preservação da palmeira mata adentro.
“Tudo começa por meio de mudas. O plantio é feito em um viveiro para ocorrer a germinação. Somente após 10 meses, no mínimo, acontece o transplante. É relativamente tranquilo o processo”, destaca.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa (a parede do órgão ovário amadurece e forma a camada externa comestível), muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
A palavra “açaí” vem do idioma tupi-guarani, uma das línguas indígenas mais faladas na América do Sul. Na língua tupi-guarani, a palavra “iça” significa “fruto que chora” ou “fruto que expele água”. Acredita-se que a palavra “açaí” seja uma derivação de “içaí”, que significa “fruto que estala”.
O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.
A Palmeira Juçara produz um fruto semelhante ao Açaí da Amazônia, o fruto da Juçara, denominado Juçaí, é responsável pela alimentação de 60 espécies animais entre aves e mamíferos, com o corte da Palmeira para a extração do Palmito diminui a possibilidade de alimento para esses animais que correm o risco de serem ...
A juçara, como é conhecida no Paraná, é uma palmeira que reexiste historicamente, principalmente, na Mata Atlântica. Seu nome tem origem tupi e significa "o que dá farpas ou lascas". Em outras regiões do Brasil ela recebe os nomes de içara, palmito-doce, palmito-juçara, palmiteiro, ensarova, ripeira, etc.
O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí, tendo dobrado sua produção nos últimos 10 (dez), anos e o maior exportador brasileiro, seguido do Amazonas.
A palavra "açaí" tem origem indígena, significa "fruto que chora". Segundo a lenda de Belém do Pará, a palmeira recebeu esse nome em homenagem à filha do cacique Itaki, Iaçã, cujo nome ao contrário forma "açaí".
Uma lenda Tupi para a origem do açaí conta que uma tribo sofria de fome e, para evitar que surgissem novas bocas para alimentar, o cacique ordenou que todo recém-nascido fosse morto. Quando a filha do líder, Iaçã, teve seu bebê sacrificado, chorou por dias e pediu a Tupã por outra forma de salvar o povo.
A agregação de valor aos frutos da juçara ajuda a proteger a espécie, nativa da Mata Atlântica, que já esteve ameaçada de extinção. Fruto nativo da Mata Atlântica, a juçara (Euterpe edulis) é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios.