Uma ema totalmente crescida tem cerca de 1,6 metros de altura, e as avestruzes podem ter até 2,5 metros quando totalmente crescidas. Além disso, o período de incubação das emas é de 54 dias, já o dos avestruzes é de 42 dias.
Os machos são pretos com as pontas das asas brancas, e as fêmeas possuem penas de coloração acinzentada. Avestruzes são aves incapazes de voar. Diferentemente de aves voadoras, as avestruzes não possuem quilha sobre o esterno, e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e não é adequada para o voo.
Entre os pontos interessantes de observação para localizar as principais diferenças, estão as penas. Os avestruzes normalmente não têm plumas na cabeça, pescoço e coxas, diferente das emas. Outra curiosidade é que as emas têm três “dedos” nas patas, enquanto os avestruzes contam com apenas dois dedos.
Em um ano um avestruz pesa cerca de 45 kg. Possui dimorfismo sexual: nos adultos, o macho tem plumagem preta e as pontas das asas são brancas, enquanto que a fêmea é cinza. O dimorfismo só se apresenta com um ano e meio de idade. As pequenas asas vestigiais são usadas por machos como exibição para fins de acasalamento.
Cada fêmea põem de 20 a 60 ovos por ano e o período de incubação é de 42 dias. As avestruzes vivem em média 50 anos, e pode atingir até 60 anos de idade.
AVESTRUZ, A AVE QUE MAIS MATA O CRIADOR!! | RICHARD RASMUSSEN
Qual é o macho da Ema?
O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Difere do avestruz por não apresentar cauda e pigóstilo. Também não possui glândula uropigiana. Ao contrário das demais aves, há separação das fezes e da urina na cloaca; os machos adultos possuem um grande pênis.
Uma ema totalmente crescida tem cerca de 1,6 metros de altura, e as avestruzes podem ter até 2,5 metros quando totalmente crescidas. Além disso, o período de incubação das emas é de 54 dias, já o dos avestruzes é de 42 dias.
Struthio camelus – Maior e mais pesada ave do planeta, o avestruz atinge até 2,75 metros de altura e pode pesar mais de 150 quilos. Os machos são maiores do que as fêmeas e têm plumagem preta e branca, enquanto elas são mais discretas, com penas em tons de cinza. A fêmea tem, em média, 1,85 metro de altura.
Em função da composição centesimal, admite-se que a carne de ema pode ser consumida como fonte de proteína animal (22,81%), com baixo teor de lipídios (1,59%). Além de apresentar baixo conteúdo de colágeno, o que proporciona uma carne muito macia e teor de colesterol semelhante à carne de outras espécies.
Elas não podem alçar voos como um pássaro, porém, isso é compensado na sua velocidade de locomoção. Como dissemos, ela pode atingir até 70 km/h na corrida, mantendo a velocidade média em 50 km/h. Outro fator que impede a ave de voar é seu tamanho avantajado.
Distribuição: Na América do Sul são encontradas na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Habitat: Regiões campestres e cerrados. Características: A ema é considerada a maior ave brasileira, mede 1,50 m de altura e pesa cerca de 25 quilos.
O que na verdade acontece é que essa ave encosta a cabeça no chão a fim de escutar se algum predador se aproxima. Dessa forma, também consegue se camuflar, já que suas plumas parecem arbusto, passando ileso a possível ataque de outro animal. Apesar das plumas, o avestruz é espécie de ave que não voa.
Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 40 anos. Status de Conservação (MMA): Quase ameaçada. Curiosidades: Maior espécie de ave do Brasil. A Ema não é capaz de voar, mas na corrida pode alcançar 80 quilômetros.
Calma, a ema e a avestruz não são rivais — muito pelo contrário, são parentes. Há um grau de parentesco entre elas, que podem ser consideradas “primas”, que são da família ratite. A primeira é bastante conhecida por não voar, porém, a segunda também não consegue alçar voos.
As aves tornam-se adultas após um ano e meio de idade. A fêmea produz ovos a partir dos 20 meses de idade e pode se reproduzir até os 35 anos. Em cativeiro, a avestruz pode viver até 70 anos.
“Goiás, São Paulo, Ceará e Bahia já dispõe de matadouros de avestruzes, mas a gente aqui no Sul ainda abate em abatedouro de gado”, complementa Machado.
Consulta: Gostaria de saber se é os avestruzes ou as avestruzes. Resposta: Há dicionários que consideram AVESTRUZ substantivo masculino; outros, feminino. O Houaiss e o Aurélio consignam substantivo de dois gêneros, ou seja, serve tanto para o masculino como o feminino, assim como "jornalista", por exemplo.
Apesar do nome parecido, a seriema não é parente da ema. Pertence à ordem dos Gruiformes, sendo familiar distante da galinha. A principal diferença entre as aves é que a seriema dá voos curtos para se empoleirar em árvores ou fugir de predadores.
As avestruzes possuem dismorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas apresentam diferenças marcantes entre si. Os machos são maiores que as fêmeas e, além disso, são pretos com as pontas das asas brancas. As fêmeas, diferentemente, apresentam penas de coloração cinza.
A fêmea bota um ovo a cada dois dias e uma média de 40 ovos por ano, que devem ser coletados para a incubação artificial. Os ovos pesam de 1200 à 1800 gramas.
Para a ajudar a fazer a digestão, isto é, a moer os alimentos no estômago, o avestruz come pedras. É por isso que se diz que o avestruz come tudo o que vê pela frente. Ele come muitas coisas estranhas e o seu estômago é tão forte que consegue até digerir metais!