Resposta. A locução adjetiva para "picanha" é "corte bovino". Uma locução adjetiva é um conjunto de duas ou mais palavras que descrevem um substantivo, funcionando como um adjetivo. Neste caso, "corte bovino" descreve o tipo de carne que a picanha representa.
Chama-se locução adjetiva a expressão formada por preposição + substantivo com valor de adjetivo. Por exemplo: «carne de boi» equivale a «carne bovina»; «ação da comunidade equivale a «ação cominitária» e outros. Portanto, carne é o substantivo e de boi, a locução adjetiva.
A famosa Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. Localizada ao lado do contrafilé (região mais macia do boi), a picanha é parte da alcatra, de onde se retiram também o miolo da alcatra e a maminha. Bastante marmorizada, sua famosa capa de gordura garante sabor acentuado ao corte.
Dentro de uma oração, os adjetivos sempre acompanharão o substantivo, podendo flexionar em gênero, número e grau. Em gênero, flexionam em masculino ou feminino; em número, flexionam em singular ou plural, e em grau, flexionam comparativo ou superlativo.
O que que tem é o adjetivo: suíno. Suíno significa "de porco", mas não só porco. É mais amplo, é de toda essa família que pega porco, javali, porco-do-mato. O adjetivo porcino vem de porco.
Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes.
Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.
Nesse caso, as palavras “de criança” têm valor de adjetivo, qualificando a palavra “histórias”. Elas também podem ser substituídas pelo adjetivo “infantis”: A professora sempre lê histórias infantis para a nossa turma!
Adjetivos qualificam e classificam substantivos na sentença, variando em gênero, número e grau de acordo com os termos que acompanham e a ideia que passam. Os adjetivos constituem uma classe de palavras cuja principal função é caracterizar os substantivos.
O nome do corte provavelmente provém de uma vara usada para manejar o gado chamada de picana, com origem na região sul da Península Ibérica. Ele possui um ferrão na ponta e serve para picar o gado na parte posterior da sua região lombar.
O churrasqueiro do local era argentino, por este motivo, respondeu “picaña”, que era a forma como se chamava a ponta da vara usada para cutucar os bois na altura da anca. É justamente na altura das ancas do animal de onde é retirada a peça de picanha.
Tanto a picanha quanto o coxão duro são cortes localizados no traseiro do boi. Inclusive, são partes vizinhas. Por isso, é comum ver alguns pedaços de coxão duro sendo vendidos como picanha.