A flor de banana, também conhecida como mangará, coração de bananeira ou umbigo de bananeira, é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional) nativa de regiões da América do Sul e do Sudeste Asiático.
Nesse sentido, a flor de bananeira surge como um alimento altamente nutritivo, embora ainda pouco conhecido. Essa Planta Alimentícia Não- Convencional (PANC) é também conhecida como coração da banana ou umbigo da bananeira, e é um pendão roxo comestível que fica na ponta do cacho de banana.
A inflorescência terminal do cacho de banana também conhecida como Coração de Ba- nana, Umbigo, Pêndulo, Mangará, Flor da Bananeira e, também, como Palmito da Bananeira, tem sido usado no preparo de alimentos com bastante sucesso.
O umbigo de bananeira é um pêndulo que se forma abaixo do último cacho de banana ainda verde. Possui formato de cone e suas brácteas apresentam uma coloração roxa o que remete a um coração, daí o termo coração da bananeira.
Ele é o famoso coração — ou umbigo — da bananeira! Suas flores e miolos rendem recheios e refogados que fogem do comum. Sua remoção faz com que as bananas absorvam mais nutrientes da bananeira, o que favorece o seu crescimento e sabor.
Ela apresenta um formato cônico, com folhas (brácteas) roxas que faz com que ela se assemelhe a um coração. Dentro da flor de bananeira, existe um centro branco, que tem um sabor amargo e uma textura semelhante à da carne de peixe, ou ao palmito.
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.
Bananeira é o nome dado às plantas agrupadas no gênero conhecido como Musa. Essas espécies possuem folhas grandes e verdes que possuem bainhas que formam um pseudocaule. O caule verdadeiro da bananeira, também chamado de rizoma, é subterrâneo e cresce horizontalmente no solo.
Musa sapientum, popularmente conhecida como banana, é uma espécie de planta herbácea, na verdade é a maior herbácea das plantas e a maior entre as plantas que não produzem lignina ou lenho.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
O “umbigo” da bananeira, também conhecido como “coração” (a parte vermelha na extremidade dos cachos de banana) é utilizado popularmente no preparo de xarope e na alimentação em forma de refogados, farofas, tortas e guisados (veja acima duas receitas feitas a partir da casca de banana e do umbigo da bananeira).
Coração de bananeira, flor, umbigo, mangará, bráctea... tantos nomes para designar uma estrutura arroxeada encontrada na bananeira. Para os pesquisadores e especialistas, é mais conhecida como “inflorescência”, a qual tem a função de proteger as flores que darão origem aos frutos (BEGUM; DEKA, 2019).
Apesar de muita gente descartar essa parte da flor de bananeira, ela pode ser consumida de várias formas. Alimento é tradicional no interior de Minas Gerais.
Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda. O solo é cuidadosamente preparado com covas que são adubadas para receber o rizoma, que é o caule da bananeira.
Rica em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome, essa planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.
O escapo floral forma-se 5 a 8 meses após a formação dos brotos. Como a "bananeira" é cortada após a colheita do cacho, deve-se ter especial cuidado, nesta operação, para não danificar os brotos mais jovens. A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.
algumas bananas até tem semente, mas não são essas que a gente come. Pra bananeira se reproduzir, ela usa mudas, pedacinhos da própria bananeira. que se espalham e dão origem a novas plantas. Grande parte das plantas que a gente conhece, principalmente essas mais rasteiras nos jardins.
Sabia que esta planta não é uma árvore? Por não ter nenhuma parte lenhosa, como um tronco, a bananeira é considerada como sendo a maior planta herbácea que se conhece.
De acordo com o site Slow Food Foundation for Biodiversity, na verdade, essa é uma banana da espécie hua moa, uma variedade originária da Polinésia, possivelmente das Ilhas Marquesas. Ela é conhecida por ser muito maior que as outras e também por ser mais cremosa e saborosa.
Quanto tempo leva um cacho de banana para crescer?
Os frutos maduros apresentaram teor máximo de sólidos solúveis totais quando colhidos entre 105 e 120 dias de idade do cacho, estando os teores, em todas as épocas, condizentes com os valores obtidos por Ayub (1990) e acima do obtido por Carvalho (1984), exceto nos frutos colhidos com 90 dias.
Modo de preparo: Colocar a água para ferver e quando entrar em ebulição, desligue o fogo, adicione essa água fervente na xícara com as folhas de abacate e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber morno, até 2 xícaras por dia.