Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática. Os fluxos de lava podem ser rápidos ou lentos, dependendo da composição de lava.
A lava pode resultar da erupção de um vulcão ou ser estruída através de uma fissura na crosta, em terra (erupção subaérea) ou debaixo de água (erupção subaquática), normalmente a temperaturas de 800 °C a 1200 °C. A rocha vulcânica resultante do arrefecimento subsequente é também frequentemente designada por lava.
Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora. A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão. Esses depósitos magmáticos ficam entre a parte superior do manto e a camada inferior da crosta terrestre.
De forma simples, a lava é o magma que foi expelido das camadas mais profundas do planeta, como o interior da crosta terrestre ou o manto, e chegou à superfície através da erupção de um vulcão. Em alguns casos, a lava também pode ser liberada em zonas de distanciamento e encontro entre as placas tectônicas.
Drone captura imagens incríveis de vulcão em erupção na Islândia
Qual é a diferença entre larva é magma?
Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava. Magmas variam em sua composição química, o que dá a eles e aos seus vulcões diferentes propriedades.
Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.
Sendo assim, os magmas em geral são formados por uma parte líquida e outra sólida, constituída por minerais silicáticos já cristalizados e eventuais fragmentos de rocha sendo transportados em meio à massa fundida, juntamente com os gases que normalmente estão presentes no magma, notadamente vapor de água e gás ...
O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto. Nessa camada, os materiais se encontram no estado sólido, como uma pedra, pois, a força sobre o magma é muito alta.
Quando duas placas se afastam, o magma jorra para superfície e se solidifica, formando novas rochas. Em contraste, quando duas placas se colidem, uma parte da crosta é empurrada para baixo, onde é derretida devido a alta temperatura e pressão. Isso faz com que essa parte da crosta vire magma e suba como lava.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.
Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos. Vulcão é uma estrutura geológica em que ocorre o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
Larva, em biologia, é uma forma juvenil distinta que muitos animais sofrem antes da metamorfose em adultos. Animais com desenvolvimento indireto, como insetos, anfíbios ou cnidários, normalmente têm uma fase larval de seu ciclo de vida.
Só que o magma está sempre em movimento: quando em camadas mais altas, ele esfria e desce, e o inferior, mais quente, sobe para câmaras magmáticas cada vez mais perto da superfície. Neste movimento, pode causar tremores de terra e gerar escape do magma em erupções de lava.
A distinção entre magma e lava está na localização. Quando os geólogos aludem ao magma, falam de material rochoso semi fundido que se mantém retido no subsolo. Se esse material rochoso ascender à superfície e mantiver fluidez, designa-se por lava.
Logo, a lava nada mais é do que rochas em um estado semiderretido e em temperaturas altíssimas (que podem variar de 700 a 1.200 ºC). Devido à sua composição, a lava tem uma densidade cerca de três vezes maior do que a da água.
Ao resfriar sobre a superfície do planeta, a lava vai se transformando em rocha. Essas rochas chamadas de ígneas ou magmáticas são parte dominante da crosta terrestre.
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.
Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.
Os magmas formam-se no interior das rochas do manto ou da crusta quando as condições de temperatura e pressão favorecem a transição para o estado de fusão.
O magma também fornece energia, que pode ser transformada em eletricidade em usinas geotérmicas. As usinas geotérmicas transformam a energia geotérmica obtida do calor proveniente do interior da Terra em eletricidade, sendo implantadas próximas às áreas onde há grande quantidade de vapor e água quente.