A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de fôrma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.
Os diferentes tipos de tipografia mais comuns são:
Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços; Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas; Script (handwriting): simula a escrita à mão; Moderna (artísticas): mais enfeitadas.
A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita.
A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de fôrma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.
Enquanto a letra de forma, por ser isolada, permite compreender onde começa uma e termina outra, a cursiva é emendada, característica que exige um processo de leitura e escrita mais fluente. O aprendizado da letra cursiva define o tipo de escrita de cada criança, colocando a sua personalidade no traçado.
A letra bastão é empregada principalmente nas caligrafias técnicas, industriais ou em qualquer área em que seja necessária uma escrita uniforme e de fácil leitura.
O neurocientista canadense Norman Doidge defende a ideia de que a escrita cursiva exige maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro. Portanto, é mais eficiente do que a letra de forma, que, de acordo com o pesquisador, pode prejudicar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Ela imita a aparência da escrita cursiva ou manuscrita e é amplamente utilizada em convites de casamento, logotipos e outros materiais de design onde se deseja transmitir uma sensação de Elegância e estilo.
Letra cursiva é também conhecida como letra de mão. É aquele tipo de escrita onde as palavras são formadas por letras todas juntas de maneira que se possa escrever uma única palavra em um único traço sem tirar o lápis ou caneta do papel.
Antes da regulamentação da BNCC, não havia obrigatoriedade no ensino e no uso da letra cursiva nas escolas. Entretanto, a BNCC explicita a obrigatoriedade do ensino da letra cursiva, bem como o momento em que esse deve ocorrer.
Caixa alta é uma expressão usada em tipografia para referir à escrita com letras maiúsculas. É o mesmo que versais ou capitais. Caixa baixa, por sua vez, corresponde à escrita com letras minúsculas.
A letra de imprensa maiúscula é a que, convencionalmente, chamamos de letra de fôrma ou caixa alta. Mas é interessante saber que a letra de fôrma também pode ser minúscula.
No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.
Os estilos caligráficos casuais ganharam popularidade no século XX e suavizam consideravelmente os floreios. Esses tipos de fontes também deixam de lado o visual de impressão compacto e favorecem o estilo cursivo, mais natural.
Sobre os tipos de letras para a redação, você pode escrever com letra de forma, com letra bastão ou com a letra que você tiver mais habilidade. O que você não pode é escrever com uma letra ilegível. O que importa é a legibilidade da letra e não a forma como você escreve.
Que tipo de letra deve ser usada na educação infantil?
Frequentemente, nós da Curadoria percebemos que a letra bastão, também conhecida como caixa-alta ou letra maiúscula, é a preferida em relação aos demais tipos de letras para crianças durante a alfabetização.
Já grande pergunta feita por aqueles que escrevem com a letra cursiva é: professor, posso misturar letra cursiva com letra de forma? Isso é muito comum com as letras B, V, F, T, X, H, entre outras. Não é problema fazer essa mescla, pode ficar tranquilo!
O alfabeto português possui 26 letras, incluídas as letras “k”, “w” e “y”, comumente empregadas em palavras de origem estrangeira. As vogais de nosso alfabeto são: “a”, “e”, “i”, “o” e “u”. Já as consoantes são: “b”, “c”, “d”, “f”, “g”, “j”, “k”, “l”, “m”, “n”, “p”, “q”, “r”, “s”, “t”, “v”, “w”, “x”, “y” e “z”.