Gíria. As gírias são expressões típicas da fala e, geralmente, estão atreladas a um grupo social. Elas são elementos presentes na linguagem coloquial, informal e até mesmo vulgar.
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.
Qual é a variação linguística que engloba as gírias?
Embora tenhamos visto como as gírias variam histórica e geograficamente, no caso da variação social, a gíria está mais ligada à faixa etária do falante, sendo tida como linguagem informal dos mais jovens (ou seja, as gírias atuais tendem a ser faladas pelos mais novos).
Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões. A gíria é um estilo associado à linguagem coloquial/popular como meio de expressão cotidiana.
Jargão é uma frase, expressão ou palavra que define algo específico de um grupo profissional, social ou cultural. São os bordões ou mesmo elementos técnicos utilizados no ambiente corporativo.
O que é a linguagem culta? A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.
O que são os níveis de linguagem. Nível 1: norma culta. Nível 2: linguagem coloquial. Nível 3: regionalismo. Nível 4: gírias. Nível 5: linguagem vulgar.
Como os níveis de linguagem são abordados no Enem.
Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas.
O fenômeno conhecido como preconceito linguístico consiste na discriminação de pessoas que falam ou escrevem de forma diferente daquela estabelecida como padrão. Quantas vezes você ou outras pessoas já viram a frase: “Eu não sei falar português direito”?
Na linguagem coloquial, as pessoas, muitas vezes, usam gírias, expressões idiomáticas, abreviações e gramática mais flexível, em contexto de informalidade e intimidade. A linguagem coloquial é a utilizada no cotidiano.
A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
Qual é a linguagem oculta? A linguagem oculta refere -se às mensagens tácitas que as pessoas comunicam através de seu comportamento, linguagem corporal e tom de voz. São as pistas sutis que revelam o que uma pessoa está realmente pensando ou sentindo, além das palavras que estão dizendo.
Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais. A linguagem denotativa é caracterizada pela objetividade e clareza e se opõe à linguagem conotativa, plurissignificativa.
Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
O que é Linguagem Técnica? A linguagem técnica é usada em campos específicos, como ciência, tecnologia, medicina, Direito, engenharia e muitos outros. Essa forma de comunicação é caracterizada por termos, vocabulário e conceitos que são precisos e específicos para um determinado domínio de conhecimento.
Em resumo, as gírias são termos informais e passageiros usados por grupos específicos; as expressões populares fazem parte do folclore linguístico de uma região ou país e são amplamente conhecidas; e os jargões são termos técnicos usados em áreas profissionais específicas.
O que é bordão: é uma expressão repetida diversas vezes por indivíduos ou grupos e, normalmente, tem origem na televisão ou na publicidade; Jargão significado: é uma linguagem comum entre determinado grupo de pessoas; O que é chavão: é uma ideia ou frase feita que reflete um lugar-comum, ou seja, o clichê.
Comportamento verbal, não verbal ou físico, de natureza sexual e não desejado nem solicitado pela pessoa que o recebe, que tenha o propósito ou produza o efeito de atentar contra a integridade física ou psicológica de outra pessoa.
A derivação parassintética é um tipo específico de derivação, caracterizado pelo acréscimo de um prefixo e um sufixo, ao mesmo tempo, a uma palavra primitiva. É o que ocorre, por exemplo, com o vocábulo “desalmado”, pois ele é formado pelo acréscimo do prefixo “des-” e do sufixo “-ado” à palavra primitiva “alma”.
A impropriedade vocabular – ou inadequação vocabular – ocorre por força da combinação incompatível dos traços semânticos das palavras envolvidas na construção de uma frase.