Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.
Nesta edição, o professor Eduardo Rocha fala sobre “a menina dos olhos”, termo comumente utilizado em prosas e poesias para se referir à íris e à pupila dos olhos. Rocha explica que “a íris é um tecido diafragmático, que controla, ao contrair e relaxar, a entrada de luz”.
O que quer dizer a expressão a menina dos meus olhos?
Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus. A Palavra de Deus nos fala que ele cuida de nós com ternura e amor.
Em Latim a palavra pupa quer dizer menina/boneca e o diminutivo é pupilla. Essa semelhança logo deu origem à metáfora “menina dos olhos” para designar a parte central do olho, em vez de pupila. O curioso é que palavra a pupila também tem mais um significado em nossa língua.
Salmo 17 Estudo: "Como À MENINA Dos OLHOS" (Bíblia Explicada)
Como se chama menina dos olhos?
Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.
Protege‑me como à menina dos teus olhos; esconde‑me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam. Eles se fecham em sua insensibilidade e com a boca proferem arrogâncias. Eles me perseguem e cercam, vigiando‑me atentamente para me derrubar.
Porque aquele que tocar em vocês toca na menina dos meus olhos. Porque eis que agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram.
Eu sou a menina dos olhos de Deus, aquela que ama intensamente o Senhor com todas as forças, independente de ser curada ou não. Não me importo mais com as dores, mais Ele sofreu por nós naquela cruz.
A expressão usada neste salmo – “menina dos olhos” – significa algo bem especial. A “menina dos olhos” remete a uma parte do corpo bem sensível (as nossas pupilas) e que tem muito valor. Por isso, deve ser bem cuidada.
A íris—área circular e colorida do olho que circunda a pupila—controla a quantidade de luz que entra no olho. A íris permite que entre mais luz no olho (aumentando ou dilatando a pupila) quando o ambiente está escuro e deixa que entre menos luz (diminuindo ou contraindo a pupila) quando o ambiente tiver muita luz.
Os olhos de Bambi têm pestanas compridas, abertas, muito reviradas e, ao mesmo tempo, muito naturais. Pensa no olhar e nas pestanas das crianças quando abrem os olhos de surpresa.
Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou se relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris se relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.
Deuteronômio 32:9-11 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Mas escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao SENHOR. Deus os encontrou perdidos no deserto, numa região onde viviam animais ferozes. Chegou perto, cuidou deles e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
Jare Ijalana, uma nigeriana de 5 anos de idade, ganhou o apelido de "a mais bonita do mundo" nas redes sociais. A menina teve sua imagem divulgada pelo fotógrafo Mofe Bamuyiwa no Instagram, na última sexta-feira, 20.
Ela corresponde a um orifício que regula a entrada de luminosidade nos olhos, como um diafragma de uma câmera fotográfica. Dessa forma, protege nossos olhos da luz excessiva, como em dias ensolarados, e permite a entrada de mais luz em situações de baixa luminosidade, garantindo qualidade e nitidez da visão.