Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.
O ideal é adotar dois gatos juntos – irmãos de ninhada ou amigos – que já têm um laço formado. Se for adotar o segundo, ou terceiro mais tarde, leve em conta a personalidade do seu gato. Mas atenção: alguns gatos podem nunca se dar bem, não importa o que você faça.
Diz a lei que podemos ter, em apartamentos ou casas urbanas, até 3 cães ou 4 gatos, não podendo exceder, no total, 4 animais por casa. Porém, podes ir até aos 6 animais, mas tens de pedir autorização à Câmara Municipal e ter o parecer favorável do veterinário municipal e do delegado de saúde.
Quando se opta por ter muitos gatos, é importante sabe que os problemas são proporcionais ao número de animais. Além das questões de saúde física, sabemos que a partir de 12 gatos, a incidência de problemas comportamentais aumenta muito, a urina fora da caixa aumenta quase 100%!!
Macho ou fêmea? Entendendo um pouco mais sobre como funciona a sociedade felina na natureza, você já deve ter percebido que a melhor escolha é unir um macho e uma ou duas fêmeas, já que a probabilidade de ocorrer algum tipo de conflito por causa do território é menor.
As fêmeas costumam ser mais carinhosas do que os machos, além de mais atentas. São bastante sociáveis com as pessoas, mas não se aproximam de outros gatos a não ser que seja realmente necessário.
Seria melhor sempre adotar gatinhos em par para que eles tenham um companheiro e se sintam mais seguros na nova casa. Mesmo se você já tenha um gato, temos certeza que ele ficaria muito feliz em ter um companheiro, ou dois, ou três, para brincar. A adoção de dois gatos traz muitos benefícios.
Ter um gato em casa é sinônimo de muito carinho e lealdade! Quem tem esses animais de estimação é a prova de que eles são companheiros, carinhosos, dóceis e fiéis. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, os bichanos são tão leais quanto os cachorros.
Além de senti-las, os gatos absorvem energias negativas e as filtram, principalmente se o propósito é proteger seu dono. Nesse caso, eles costumam ficar ainda mais próximos do seu tutor, para garantir que a carga negativa não afete ou prejudique seu bem-estar.
Além de evitar dormir com gatos, é imprescindível deixá-lo sempre limpo e higienizar as mãos após o contato com ele. Isto porque os bichanos também podem transmitir a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondi, presente nas fezes do animal contaminado.
Quem tem dois gatos precisa de duas caixas de areia?
O recomendado é que se tenha uma caixa extra para cada felino. Se você tem um gato, deve ter duas caixas. Se tiver dois, três caixas, e por aí vai… Além da higiene, ter uma caixa extra ajuda também na saúde, pois faz com que os gatinhos urinem mais vezes ao dia, evitando problemas renais.
Controlo das pragas e proteção do lar: Para além de serem companheiros leais, os gatos são também excelentes caçadores de insetos e roedores. O seu instinto de caça permite-lhes manter a sua casa livre de pragas indesejáveis, proporcionando uma proteção extra para si e para a sua família.
Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.
Há anos convivendo com felinos, defendemos que dois gatos é a quantidade ideal. Nós sempre plantamos essa “sementinha” nas pessoas que querem adotar conosco e, depois da adoção, muitos nos agradecem por termos feito esse alerta.
No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.
Os felinos estão entre os animais mais limpos que existem entre os animais de estimação. Lambem-se continuamente e se lavam após fazerem suas necessidades, de voltarem do jardim, de brincar e, inclusive depois de serem tocados por uma pessoa.
Assim como muitos animais, os gatos podem prever terremotos e a aproximação de outros desastres naturais. Isso não tem nada a ver com a magia e espiritualidade felina, mas com os sentidos super apurados que os gatos possuem.
Segundo a psicoterapeuta junguiana Simone Berno (2017), o gato representa um instinto ligado ao lar e a dimensão interior daquele que sonha. Ao contrário do cachorro, companheiro masculino, o gato é um animal simbólico do polo feminino da pessoa. O gato é uma imagem dos desejos que habitam aquele que sonha.
Ter mais de um gato enriquece a família com personalidades e interações únicas. Observar as dinâmicas e os laços que se formam entre os felinos pode ser incrivelmente gratificante.
Se forem duas fêmeas, ou macho e fêmea, a probabilidade de se relacionarem é maior, e se ambos estiverem esterilizados será ainda mais fácil. Por último, se um deles for um gatinho (entre 1,5 a 2,5 meses), tudo fluirá melhor ainda.
§ 3º - Excepcionalmente, será permitida, em residência particular o alojamento e a manutenção de cães ou gatos em número superior a 10 (dez), não ultrapassando o limite de 15 (quinze), no total, desde que o proprietário solicite, ao órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses uma licença especial e ...