O cóccix desempenha um papel importante na sustentação do peso do corpo quando uma pessoa está sentada. Ele também serve como ponto de fixação para vários músculos, ligamentos e tendões da região pélvica e das nádegas. Lesões: O cóccix é vulnerável a lesões, principalmente quedas diretas sobre as nádegas.
O músculo Piriforme está localizado na região glútea e compreende a área do sacro, na base da coluna, até o fêmur, na altura da dobra da nádega. O nervo ciático passa por ele e pode estar sendo comprimido por alguma condição que se apresente neste músculo levando à dor no glúteo.
Em um quadro normal, as vértebras que formam o cóccix ficam unidas como uma só peça. A sobrecarga causada por excesso de peso, postura incorreta ao sentar e pela realização de movimentos repetitivos no dia a dia podem resultar em uma lesão no local.
Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.
Muitas vezes, é associada à como se fosse uma facada na região lombar, ou, por exemplo, a uma dor latejante. Entre as causas das dores no cóccix estão: Queda ou pancada; Esforço repetitivo (como andar de bicicleta, por permanecer sentado muito tempo em superfície mais rígida);
DOR LOMBAR, Nunca Mais - SACRO e Articulação Sacroilíaca
Como fazer meu cóccix parar de doer?
Faça pausas regulares se precisar ficar sentado por muito tempo. Levante-se, estique-se e movimente-se para aliviar a pressão na região do cóccix. A dica mais importante é ter um estilo de vida saudável e para isso exercícios que fortalecem os músculos das costas e do core (músculos abdominais) são essenciais.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.
O que fazer para desinflamar cóccix? A inflamação no cóccix pode ser aliviada com medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além do uso de almofada vazada para retirada da sobrecarga na região do cóccix e em alguns casos, fisioterapia analgésica.
Para aliviar dor no cóccix é preciso considerar a sua causa. Veja as possibilidades: Quedas ou pancadas: descanso que consiste em deitar-se de barriga para cima, evitar ficar sentado; compressas geladas. Esforço repetitivo: recorrer a medicamentos anti-inflamatórios e evitar este esforço.
Realizar exercícios de fortalecimento e mobilidade para a musculatura pélvica e lombar pode ajudar a aliviar a dor no cóccix. Consultar um fisioterapeuta pode ser útil para obter um plano personalizado de atividades físicas.
A dor na nádega é geralmente causada por uma compressão do nervo ciático na região glútea, que ocorre principalmente por um encurtamento ou contratura do músculo piriforme (um dos rotadores externos curtos do quadril), músculo que está em íntimo contato com o nervo, e daí a chamada Síndrome do Piriforme.
A dor no cóccix é um sintoma comum, geralmente causado por traumas, como cair sentado no chão ou andar de bicicleta por um longo período. Porém, existem situações onde a dor é mais intensa ou prolongada. Nesses casos, é fundamental estar atento e buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Exames de imagem e bloqueios nervosos diagnósticos podem ser apropriados em alguns casos. Os exames de imagem usados para diagnosticar a causa da ciática incluem: raio -x, tomografia, ressonância magnética (RM) e discografia (útil para avaliar anormalidades em um disco intervertebral).
Qual a melhor posição para dormir com dor no cóccix?
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
As compressas de gelo podem dar uma ajuda importante no período de recuperação devido ao seu efeito anti-inflamatório e de alívio da dor. Podem ser aplicadas 3 a 5 vezes por dia, durante 20 minutos. As compressas ou bolsa de água quente também podem ser utilizadas como medida para ajudar a aliviar a dor.
Se você estiver enfrentando dor, desconforto ou quaisquer outros sintomas incomuns na região do cóccix, é importante procurar avaliação profissional para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.
Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas. O especialista também irá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e com o desconforto na região.
Dor intensa no final da coluna que piora ao ficar sentado ou em pé por tempo prolongado; Piora da dor no cóccix ao inclinar o corpo para frente ou ao se levantar; Dor que piora ao evacuar ou urinar; Dor no final da coluna ao ter contato íntimo.
Exercícios Regulares: Atividades físicas que fortalecem os músculos da região pélvica. Cuidado ao Levantar Peso: Técnicas adequadas para evitar pressão adicional no cóccix. Acompanhamento Médico: Consulte um ortopedista para avaliações regulares, especialmente após traumas ou se a dor persistir.
Assente da maneira correta: retirar o excesso de peso do cóccix é fundamental para o alívio da dor no cóccix. Assim, o indicado é se sentar numa postura ereta, inclinado para frente.
O tratamento para pacientes com coccidínia persistente pode incluir injeções locais de cortisona. Este procedimento pode aliviar a dor crônica e até mesmo resolver os sintomas para muitos.