Granito. O granito pode ser usado em praticamente qualquer lugar. Como pia e bancada da cozinha, pias e bancadas para banheiros e até mesmo como revestimento.
A pedra Corian é uma das melhores escolhas entre os diversos tipos de pedra para pia de cozinha na atualidade. Isso se dá a sua resistência a manchas e impactos, sendo assim, muito difícil de quebrar ou riscar.
A soleira é uma peça essencial para o acabamento da sua casa que pode trazer mais harmonia entre os seus revestimentos e, também, elegância. Se você não conhece esse nome, com certeza já a viu por aí: é uma peça normalmente colocada abaixo de uma porta que representa a passagem de um ambiente para o outro.
— O quartzo é uma pedra sintética, um pouco mais dura que o granito. Tem por carterística pouquíssimas variações de veios e manchas, além de ser fabricado com grande variedade de cores uniformes.
Quando falamos em resistência e beleza combinadas, o granito se destaca como a melhor pedra para bancada de cozinha. Ele é uma pedra natural formada por minerais como quartzo, feldspato e mica, o que lhe confere excelente resistência a riscos, manchas e altas temperaturas.
Os pisos vinílicos cumprem bem essa função, isso porque eles podem ser usados em cozinhas (por terem a base composta por fibras de PVC, que suportam bem a umidade, desde que não fiquem submersos em água).
Além de pedras, recentemente também podem ser encontrados modelos de soleira em madeira, cerâmica e porcelanato, opções para quem aposta principalmente na integração da peça ao piso convencional, geralmente feitos neste materiais.
A soleira pode ser utilizada na área inferior das portas ou entre a transição de ambientes e pisos diferentes, sendo fundamental para destacar a divisão dos cômodos e para evitar alagamentos em determinados pontos da residência. Dessa forma, o seu uso é indicado tanto para áreas externas, como pontos internos da casa.
O mármore é uma das opções mais populares, mas também é um dos materiais mais caros. O granito é outra opção popular, mas pode ser menos durável do que o mármore.
O frontão é uma faixa de revestimento que dá acabamento logo acima de bancadas e pias de cozinhas e banheiros, para proteger a parede contra os respingos de água e gordura, que podem gerar umidade e deterioração no local, além de evitar infiltrações na marcenaria.
De modo geral, álcool, desengordurante e pano microfibra são os melhores produtos para a manutenção dessa pedra. O desengordurante oferece um brilho extra, enquanto a utilização de um pano com álcool mantém a aparência viva.
As soleiras são materiais em formas de faixas de granitos ou mármores alinhadas ao batente da porta. Usada para separar ambientes e destacar as limitações dos cômodos. Além disso, elas são utilizadas também para alinhar o peso quando há algum desnível de um espaço para outro.
A soleira também é utilizada na porta de entrada ou para acabamentos, facilitando a limpeza. Já a pingadeira é utilizada em muros, janelas e telhados, como uma espécie de peitoral, assim, a chuva cai sobre essa superfície ao invés de escorrer por muros e paredes.
Além disso, com uma tendência também pautada na economia de recursos e em facilidades e otimização de construção, é comum evitar o uso de soleiras, substituindo-as por filetes, elementos menores de pedra, metal ou madeira que fazem a transição do piso de forma quase imperceptível.
Saiba que o uso da soleira não é obrigatório. "Em alguns casos, para dar sensação de amplitude, optamos por não usar soleiras para dividir ambientes que possuem o mesmo piso", revela a profissional.
A pedra de mármore é sinônimo de luxo e sofisticação. É uma das mais caras dessa lista. Afinal, trata-se de uma pedra natural, com veios e colorações variadas. Cada pedra é única!
Porcelanato, corian, cerâmica, pintura e piso vinílico são algumas opções para substituir rochas ornamentais, como mármore ou granito. Isso porque esses materiais são alternativas mais em conta economicamente.