O kitesurfista usa vários equipamentos, primeiro conecta a sua cintura um "trapézio", é um cinturão que possuiu um gancho feito de aço, depois conecta a "barra" ao trapézio, através do "chicken loop" ( uma alça com um grampo, a qual faz parte da barra e que se liga ao kite por meio de linhas (4 ou 5 conforme o modelo ...
O banhista sempre tem prioridade. Importante salientar que o banhista sempre tem prioridade na praia e o kitesurf deve ser praticado a pelo menos 100 metros da linha de arrebentação. O Kitesurfista não deve colocar usuários da praia em risco em função da prática do esporte.
Não existe uma idade mínima para a prática do kitesurf, segundo Forte, mas há alguns pré-requisitos para quem tem o desejo de começar esse esporte. “Antes de iniciar, é fundamental participar de aulas fora da água que visem a segurança da modalidade.
O kite é, de forma resumida, um esporte aquático que depende principalmente do vento. Basicamente, você utiliza um kite (pipa) e uma prancha, para atravessar a água, e pode ser praticado tanto no mar quanto em lagos, só precisa ter vento e fica perfeito no Verão.
Parasail. O Parasail é uma atividade desportiva que vem crescendo no litoral potiguar e permite os usuários a "voar sobre as águas". Uma atividade que utiliza um paraquedas específico e uma lancha apropriada, com guincho hidráulico e plataforma para a decolagem e pouso, além de equipamentos de segurança.
Pro surfer, em tradução livre, significa Surfista Profissional. Regular é a base de quem surfa com o pé esquerdo na frente da prancha. Maroleiro é o surfista de ondas de até 1 metro de altura, as famosas marolas.
Os achados sugerem que o kitesurf pode ser considerado um esporte de alto-risco, já que o índice de lesões é bastante elevado e todas as partes do corpo ficam expostas.
Kitesurf, kiteboarding, originalmente flysurfing, é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés).
É uma mistura de windsurf, surfe e wakeboard. Este esporte é bem recente e esta ficando popular no Brasil e no mundo. A pipa é presa em um cinto, na cintura do esportista , e ele se coloca em cima da prancha sobre a água. A partir daí o vento impulsiona a pipa, fazendo a prancha deslizar sobre a água.
O preço de um curso de kitesurf inicial – que as escolas de kitesurf geralmente recomendam entre 10h e 12h de instrução guiada – pode custar de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00, com os equipamentos incluídos.
Segundo Francisco Ferreira (Frajola), dono da escola K08 há 12 anos, é fundamental um treinamento sério para praticar o esporte: “O Kitesurf não é um esporte difícil de aprender, mas requer conhecimento especialmente no quesito segurança”, explica Frajola.
A maioria das pessoas precisa entre de 10 a 12 horas ou de um curso de três aulas antes de ficar em pé e andar. Algumas precisam de mais tempo, mas, se um iniciante tiver experiência com esportes de prancha [como wakeboard ou windsurfe] e o acompanhamento certo, potencialmente pode ficar independente num só dia.
Não há requisito básico para iniciar o kitesurf, mas existem sim algumas habilidades ou características que ajudam na evolução do esporte, como estar em bom condicionamento físico, ter familiaridade com o mar e principalmente saber nadar.
Quando temos velejadores em sentidos contrários (um na direção do outro) e em rotas diferentes, o velejador que está mais 'a baixo', a sotavento (downwind) deve descer o seu Kite na janela de vento, enquanto o velejador que está mais 'acima', a barlavento (upwind), deve subir o seu Kite na janela de vento.
Com uma prancha e o que chamam de pipa ou kite (que lembra um pára-quedas, inflado em uma das extremidades), o kitesurfer consegue invadir a praia dos outros esportistas, com ventos de apenas oito nós, equivalente a 14,8 km/h.
'Kite' em inglês significa pipa. Vamos mergulhar no universo dessa palavra, explorando desde seu significado mais conhecido até suas aplicações em expressões idiomáticas e contextos culturais.
Este desporto é recente e está a ficar popular em Portugal e no mundo. O kitesurf que nós conhecemos hoje foi criado por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, em 1985. O nome veio da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa papagaio e surf, que quer dizer deslizar sobre a água.
Brasil, O Nordeste brasileiro possui mais de 1200km de litoral navegável que se estende pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, com inúmeros picos de ondas e lagoas, muitas delas escondidas em paisagens de dunas de tirar o fôlego.
Velocidade do Vento – Medida 10 metros acima da superfície; apresenta-se em Nós (1 nó = 1,8 km/h). O mínimo aconselhável para o Windsurf ou Kitesurf é 11/12 nós.
O Kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés, sendo o objetivo, “voar” e deslizar sobre a água, puxado pela pipa. É uma mistura de windsurf, surfe e wakeboard.
Downwind significa “a favor do vento” e é uma forma de navegar, velejar ou mesmo remar na mesma direção que ele aponta. Se trata de uma modalidade já consolidada fora do Brasil, principalmente entre as ilhas havaianas.
O reconhecimento mundial veio com o campeão de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, o atleta fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar.
A palavra “surf” começou a ser usada a partir de 1685, derivada da palavra indiana “sufe” que significa o litoral, os navegadores portugueses adquiriram o hábito de usar esta palavra em 1600 e logo se transformou em “surf” (ADVENTURE, 2009).
O windsurf é um desporto aquático em que o atleta progride através da água em cima de uma prancha dotada de uma vela movida pelo vento e pela força das ondas. O pequeno tamanho da prancha, o seu peso reduzido e a força do vento possibilitam a obtenção de velocidades na ordem dos 80 quilómetros por hora.