Para minimizar os efeitos de retirada de medicamentos como o Venlafaxina, geralmente fazemos um desmame, que constitui numa redução gradual da dose até a suspensão completa da mesma. O tempo de desmame depende da dose que vem sendo empregada.
O medicamento deve ser interrompido em casos de efeitos colaterais graves, mas vale lembrar que a retirada deve ser gradual. A interrupção brusca do tratamento pode culminar em: vômitos, náuseas, sudorese, boca seca, anorexia, diarreia, dores de cabeça, sono, fadiga, nervosismo, agitação, ansiedade entre outros.
O que fazer para melhorar abstinência de antidepressivo?
O tratamento da síndrome de abstinência por antidepressivos geralmente consiste na redução gradual da dose do medicamento, sob orientação médica. Em alguns casos, o médico pode prescrever outros medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas, como ansiolíticos ou medicamentos para dormir.
SINTOMAS AO PARAR A VENLAFAXINA OU DESMAMAR RÁPIDO | Dra Anna Luyza Aguiar
Qual é a pior fase da abstinência?
O pior sintoma é a fissura, que é muito mais forte nos primeiros dias, mas tem uma tendência de diminuir com o passar do tempo. Quanto maior o tempo de abstinência mais a vontade de usar irá diminuir.
Quanto tempo o efeito da abstinência do venlafaxina fica no organismo?
Ela pode apresentar alguns efeitos colaterais quando se aumenta ou reduz a dose de uso. Dentre esses efeitos de adaptação, os mais comuns são náuseas, tontura, cefaléia, insônia, alterações de sono de humor. Tais efeitos tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias.
Pratique técnicas de relaxamento: Aprenda técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda e ioga, para lidar com o estresse e controlar a ansiedade durante a crise de abstinência. Evite gatilhos: Identifique e evite situações, pessoas ou lugares que possam desencadear o desejo de consumir a substância.
Não é recomendado que o tratamento realizado com Venlafaxina seja interrompido repentinamente. O médico instrui o paciente a fazer a diminuição progressivamente, até parar de tomar por completo.
Como amenizar os sintomas de abstinência da desvenlafaxina?
Você pode tomar medicação sintomática para combater essas reações. Em geral elas podem permanecer por até uma semana, diminuindo de intensidade gradualmente.
O que acontece se eu parar de tomar venlafaxina 150mg?
A interrupção súbita da venlafaxina frequentemente leva a sintomas de retirada, com inquietação, nervosismo e uma série de sensações físicas desagradáveis. Assim, convém que a redução e a retirada sejam feitas sob supervisão médica.
Álcool. A administração do Cloridrato de Venlafaxina não aumentou os efeitos psicomotores e psicométricos induzidos pelo etanol. No entanto, como com todos os medicamentos ativos no SNC, os pacientes devem ser aconselhados a evitar o consumo de álcool durante o uso de Cloridrato de Venlafaxina.
· Os efeitos da abstinência de antidepressivos são leves e duram apenas duas a três semanas, com quaisquer sintomas graves interpretados como uma recaída na depressão. · Os antidepressivos não são viciantes, por isso não podem ser tão difíceis de parar.
Não se deve tomar venlafaxina um dia sim e um dia não. Dificilmente algum médico orientaria isto e, se orientou estava errado. A venlafaxina, pela sua permanência no cérebro e no organismo, deve ser tomada diariamente. O uso desta forma possivelmente levará a sintomas de retirada.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com venlafaxina são dor de cabeça, tontura, cansaço, fraqueza, tremores, palpitação, sensação de ansiedade ou nervosismo, perda ou aumento de peso, náuseas, vômitos, boca seca, suor noturno, ondas de calor, visão turva, retenção de urina, ...
Com a interrupção brusca do tratamento, podem ser observados os seguintes efeitos adversos: ansiedade, agitação, nervosismo, confusão, insônia ou outros distúrbios do sono, fadiga (sensação de cansaço), sonolência, parestesia (formigamento), tontura, convulsão, vertigem, cefaleia (dor de cabeça), sintomas de gripe, ...
A dose inicial recomendada de cloridrato de venlafaxina é de 75 mg, administrada uma vez por dia (1x/dia). Não há evidências de que doses maiores proporcionem algum benefício adicional. Recomenda-se que a dose de 37,5 mg/dia de cloridrato de venlafaxina seja usada por 7 dias. A dose deve ser aumentada para 75 mg/dia.
A segunda fase ou Síndrome de Abstinência propriamente dita costuma ter um início de 12 a 96 horas após o último uso, podendo durar de 2 a 12 semanas. É justamente nessa fase que os riscos de recaída aumentam. Tem-se portanto sintomas como anedonia, irritabilidade, hipomnésia anterógrada.
A metadona alivia os sintomas de abstinência, podendo ser utilizada como medicamento de manutenção no tratamento da dependência. Além disso, a buprenorfina trata a abstinência, também podendo ser utilizada na manutenção. A naltrexona pode auxiliar na prevenção de recaídas.
Sugere-se que o uso de benzodiazepínicos, como o Lorazepam, pode ser útil em pacientes selecionados que desenvolvem ansiedade associada a agitação importante e distúrbios do sono severos, especialmente nas fases iniciais da abstinência (5).
O que acontece se eu ficar 2 dias sem tomar venlafaxina?
Em geral, apenas um dia sem tomar o medicamento não interfere no resultado do tratamento, em médio prazo, principalmente se isto ocorrer quando a pessoa já estiver estabilizada.
Exercícios respiratórios simples, como puxar o ar para dentro e soltar o ar lentamente e ir relaxando podem ajudar. Também é bom fazer caminhada, sair de casa quando estiver mais tenso(a) e ansioso(a), beber bastante água e comer alimentos de baixa caloria, porque o ganho de peso acaba sendo motivo para voltar a fumar.