A TPM masculina, também conhecida por síndrome do homem irritável ou síndrome da irritação masculina, é diferente da TPM feminina, pois não está associada a alterações hormonais mensais, como no ciclo menstrual, e por isto, pode acontecer a qualquer dia do mês.
A TPM masculina, também conhecida como Síndrome do Homem Irritável (SHI), é o resultado de uma oscilação de testosterona, que costuma acontecer em casos como: Idade (os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos) Estresse. Mudanças na dieta, peso ou massa muscular.
Já para os homens, o principal hormônio é a testosterona, cujo nível sérico sofre alterações durante as horas do dia, tendo seu pico por volta das 6 h e 8 h da manhã, e um declínio de até 35% durante o dia, voltando a aumentar novamente pelo meio da noite.
Por isso, homens, durante a TPM de sua parceira: não façam piadinhas em relação ao estado de humor dela; deem mais carinho, amor e suporte; saibam que após três ou quatro dias tudo volta ao normal, portanto, paciência.
O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!! Isso ocorre, normalmente, por volta dos 60 anos.
Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.
O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.
A TPM masculina, também conhecida por síndrome do homem irritável ou síndrome da irritação masculina, é diferente da TPM feminina, pois não está associada a alterações hormonais mensais, como no ciclo menstrual, e por isto, pode acontecer a qualquer dia do mês.
Geralmente, a andropausa se apresenta em homens que estão entre os 40 e 55 anos de idade, mas, uma vez que o declínio de produção de testosterona se inicia, ela não tem data para terminar. Conforme os anos passam, o homem produz cada vez menos hormônio e permanece na andropausa.
Também chamada de “menopausa masculina”, a andropausa é marcada pela diminuição nos níveis de testosterona e seus sinais podem ser aliviados com algumas mudanças na rotina. Os níveis de testosterona variam entre os homens. No geral, os mais velhos têm esse hormônio em menor quantidade quando comparado aos mais novos.
As doses costumam sofrer aumento progressivo, seguido de redução até a suspensão. A duração de cada ciclo fica em torno de 4 a 12 semanas, e os períodos de abstinência costumam durar de 1 mês a 1 ano.
Assim como a mulher entra na menopausa quando atinge o fim do seu ciclo reprodutivo, os homens passam por uma situação parecida na meia idade. O período, que ganhou o nome de andropausa, é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino.
A sigla TPM significa Tensão Pré-Menstrual. Ela se caracteriza por sinais e sintomas que surgem na fase que antecede a menstruação. Mas é muito importante ressaltar que, quando esses sintomas permanecem após a menstruação, é provável que estejamos diante de outra patologia e não mais da TPM.
A quantidade produzida pelos homens pode variar: habitualmente, se espera de 2 ml a 5 ml de sêmen por ejaculação —e cada mililitro pode conter de 20 a 300 milhões de espermatozoides.
Na vigência de infecção, entretanto, há aumento do número de leucócitos. As infecções genitais geralmente atacam o epidídimo e a próstata. Quando o número de leucócitos no sêmen ultrapassa 1 milhão por mililitro, denominamos tal condição de leucospermia, o que é sugestivo de infecção genital.
O homem sente algo quando ejacula?” O homem normalmente sente uma plenitude repentina nos órgãos genitais internos antes da ejaculação, indicando que o sêmen preencheu a parte interna da uretra. Essa sensação é acompanhada por contrações musculares que também podem ser identificadas.
Os sistemas nervoso, circulatório e endócrino (hormonal) interagem com a mente para produzir uma resposta sexual. Uma interação delicada e equilibrada entre esses sistemas controla a resposta sexual masculina. Desejo (também chamado de impulso sexual ou libido) é o desejo de se iniciar a atividade sexual.
No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.
A TPM masculina, conhecida como síndrome do homem irritável, é causada pela queda súbita dos níveis de testosterona no organismo. Situações estressantes e de ansiedade podem ser gatilhos da doença, que interfere no humor.
Assim como outras dores, a cólica intestinal causa bastante desconforto e, nesse caso, também pode gerar algum constrangimento por conta do excesso de flatos – o famoso “pum" –, que precisa ser eliminado. Do contrário, pode provocar contrações abdominais, sons parecidos com “roncos" e ainda aumentar a dor.
A dor no baixo ventre ou “dor no pé da barriga” é considerada uma condição de saúde que pode significar vários tipos de problemas, que vão desde gases a infecção do trato urinário. Desta forma, é essencial entender ao certo os sintomas e buscar o médico ao notar qualquer alteração visível no abdômen e região.