O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas. Por exemplo: a Ilha de Páscoa e o Hawaii. Que vai das Américas até o Japão.
O Pacífico é o maior, com quase metade do total nos dois quesitos. Já o menorzinho é o Ártico, embora sua extensão equivalha às de Brasil, Argentina, Groenlândia e México juntas.
O oceano Atlântico é um conjunto de águas que recobre 85 milhões de km² da superfície terrestre e banha o leste do continente americano e a costa oeste da Europa e da África. Trata-se do segundo maior oceano do planeta e aquele que alcança o maior número de países.
QUAIS SÃO OS OCEANOS DO PLANETA TERRA? CONHEÇA OS 5 OCEANOS
Qual é o maior mar do mundo?
Oceano Pacífico: o maior do mundo
Listado entre os três principais oceanos do planeta e considerando suas dimensões marítimas, o Oceano Pacífico é o que possui a maior quantidade de água salgada do planeta e o que cobre a maior extensão geográfica do globo – ocupando quase um terço de sua superfície.
O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania. Mais de 85% de sua área possui profundidades que ultrapassam 3 mil metros, sendo o oceano mais profundo, com média de 4.282 m.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
O mar Negro, originalmente chamado Ponto Euxino, é um mar interior situado entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso, ligado ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e por diversos estreitos. O Bósforo o liga ao mar de Mármara, e o estreito de Dardanelos o conecta à região do Egeu.
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas. As águas dos oceanos e mares correspondem a cerca de 70% da área do planeta.
A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.
Localizado no Oceano Índico, entre a África e a Ásia, o Mar Vermelho é um autêntico espetáculo da natureza. Anualmente, milhares de turistas frequentam durante as férias esse paraíso de águas claras e cálidas banhadas pelo sol.
A luz do sol é composta por várias cores, mas a água absorve mais rapidamente os comprimentos de onda vermelhos e alaranjados, enquanto os azuis e violetas se espalham, deixando o mar com aquele tom característico. 💙✨
Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.
O local, conhecido como Depressão Challenger, tem aproximadamente 11 mil metros de profundidade, e é tido como o ponto mais baixo da superfície terrestre.
Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.
O Oceano Glacial Antártico está situado totalmente no Hemisfério Sul do planeta Terra. É considerado umas das regiões mais frias do mundo. Tem como características principais a sua elevada profundidade e a sua temperatura permanentemente fria.
Qual a diferença entre o Oceano Atlântico e Pacífico?
“O Pacífico tem a maior parte das águas mais leves, enquanto o Atlântico tem águas mais densas por causa da salinidade. Vai depender de onde se faça a comparação, pois a densidade também depende da temperatura, porque a água fria é mais densa”, explica Juan Pablo.
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do continente sul-americano (47,3%), com uma superfície de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.
Assim, pra denominar países que não são banhados por oceanos, utiliza-se o termo “países interiores”. São exemplos: Bolívia, Paraguai, Zâmbia, Mongólia, Afeganistão e Uganda.