Como se chama abóbora em outros estados do Brasil?
A fruta símbolo do Halloween e utilizada em pratos doces e salgados é conhecida em alguns lugares do Brasil como jerimum, principalmente no Nordeste, ou moranga.
Batata baroa - Também conhecida como "mandioquinha" no nordeste ou "batata salsa" no sul e centro-oeste do Brasil, a batata baroa é também conhecida amplamente como "cenoura amarela".
Por outro lado, jerimum é como é chamada nas regiões Norte e Nordeste do país. Chamada em São Paulo e cidades do Nordeste de mandioquinha, esse alimento ótimo para purês e sopas tem muitos outros sinônimos no Brasil.
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Aqui onde moro Salvador chama grafite o de dentro ponta de grafite, lapiseira e apontador são a mesma coisa que é para fazer a ponta de lápis. Tem lugares q se interpreta diferente. Grafite. Lapiseira é o objeto que usamos para fazer a ponta do lápis qd quebra.
Em cada região, essa raiz recebe um nome diferente: mandioquinha-salsa, batata baroa, batata salsa, batata fiuza, batata aipo, aipim branco, cenoura amarela e salsa.
— Existem dois tipos de mandioca: a brava, utilizada para a produção de derivados, e a mansa, que a gente cozinha. Esta segunda muda de nome de acordo com a região: no Nordeste, se chama macaxeira, e no Sul e Sudeste, aipim — esclarece a chef do Bistrô Sesc Convento do Carmo.
O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.
Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é comum utilizar o termo “poncã” para qualquer variedade de tangerina, enquanto em outras partes do País essa palavra indica uma variedade específica da fruta.
Variedade do tipo Jacarezinho Baiana. Fruto globular de formato coração, com gomos de casca verde e manchas verde amareladas. Ótima conservação, polpa espessa, muito consistente e sabor diferenciado. Excelente variedade com alto potencial produtivo.
Que abóbora que nada! No Ceará a gente chama mais é de jerimum! 🎃 Com diferentes acompanhamentos (carne de sol, camarão, leite, etc), o jerimum é muito tradicional na culinária cearense.
Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga, são termos brasileiros para designar o tubérculo da espécie Manihot Esculenta.
Manihot esculenta, conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta da família das Euphorbiaceae.
Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.
Diferentemente dos demais tipos do legume, a cenoura amarela apresenta um sabor mais adocicado. Por contar com os antioxidantes luteína e zeaxantina em sua composição, oferece benefícios para a pele e para a saúde dos olhos, como a manutenção da mácula ocular e prevenção de problemas sérios, como a catarata.