O bacon, a panceta e o guanciale podem parecer a mesma coisa, afinal, são todos cortes suínos com farta camada de gordura, que ganham temperos como sal, pimenta e especiarias, e que comumente são substituídos uns pelos outros nas mais variadas receitas.
*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!*
Em Portugal é utilizado como elemento de muitos pratos de cozinha regional um pouco por todo o país, em particular nas feijoadas, no entanto, é como petisco e aperitivo que os torresmos são consumidos mais habitualmente.
Guanciale é um tipo de bacon não defumado italiano, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome (guancia, em italiano, é "bochecha"). A carne da bochecha é esfregada com sal, pimenta-do-reino, e curada por três semanas.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
Ambos os ingredientes são usados em pratos de massas, carnes e saladas, e adicionam um sabor único e delicioso às receitas. A principal diferença entre guanciale e pancetta é a parte do porco que é usada para fazer o bacon. O guanciale é feito da bochecha do porco, enquanto a pancetta é feita da barriga do porco.
A iguaria é feita a partir da bochecha do porco (guancia em italiano significa “bochecha”), e lembra bastante o bacon, com um sabor completamente diferente. O processo de conservação de ambos também é distinto, pois enquanto o bacon é defumado, o guanciale é apenas curado. Tal como a pancetta, mas de sabor mais forte.
O nome do corte provavelmente provém de uma vara usada para manejar o gado chamada de picana, com origem na região sul da Península Ibérica. Ele possui um ferrão na ponta e serve para picar o gado na parte posterior da sua região lombar.
O porco é frequentemente considerado uma subespécie do javali, que recebeu o nome de Sus scrofa por Carl Linnaeus em 1758; depois disso, o nome científico do porco é Sus scrofa domesticus. Entretanto, em 1777, Johann Christian Polycarp Erxleben classificou o porco como uma espécie separada do javali.
Toucinho, toicinho, entremeada ou bacon [ˈbej. koŋ] é um alimento de origem animal, mais precisamente, a gordura subcutânea do porco usada em culinária.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.