Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.
Prato com presença mais que obrigatória nas festas juninas, a canjica é um sucesso quase unânime no paladar dos brasileiros. Ela também é conhecida como mungunzá, mingau de milho ou...
O curau é também conhecido como canjica, canjiquinha e papa de milho. O nome varia conforme a região. É um mingau feito com milho verde de textura pastosa. Na Frutos de Goiás, o Curau é um preparo obrigatório no processo do sorvete e picolé de milho verde.
Chá de Burro ou mingau de milho, muito conhecido no Maranhão e servido em período de festa junina. #chadeburro #mingaudemilho #canjica #food #foodie #fyp #foryou #receita.
Existem dois principais tipos do alimento, cada um para fazer canjica de uma maneira diferente. Embora o preparo seja parecido (cozinhar o milho em leite e água até a textura ficar macia), as receitas com os demais ingredientes tornam as canjicas únicas.
Não se sabe exatamente como surgiu a canjica. No entanto, a teoria mais aceita é de que a receita foi inventada no Brasil, durante o período colonial, por africanos escravizados. Em várias regiões da África, a “kanzika” era uma espécie de papa tradicional.
Uma sobremesa feita com grãos de milho branco imersos em um caldo feito com ingredientes como leite, leite de coco, açúcar, canela e cravo-da-índia: como você chamaria? Caso você more na Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, possivelmente chamaria esse prato de “canjica”.
Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.
O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”. Assim, conforme os estudioso, o nome de batismo da canjica tem origem asiática.
Vejamos que o munguzá doce é feito a partir de grãos de milho branco inteiro, feito com leite de vaca ou de coco (no Ceará a tradição é leite de vaca), e açúcar. Poderá ser enfeitado com canela polvilhada. Em paralelo temos a canjica, que é feita com milho verde moído ou bem ralado, leite de vaca e açúcar.
3.13.3 - Carunchados - São os grãos ou pedaços de grãos de canjica de milho, que se apresentam prejudicados por carunchos ou infestados por insetos. 3.13.4 - Não germinados - São os grãos ou pedaços de grãos de milho que, por defeito do processo de escarificação, ainda apresentam o germen.
Curau, jimbelê ou canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira🇧🇷 tem como principais ingredientes creme de milho verde🌽, leite🥛, leite condensado, leite de coco e canela em pó para finalizar.
A palavra mungunzá é de origem africana, especificamente do quimbundo mu'kunza, que significa milho cozido. Já canjica tem outra raiz etimológica, oriunda da palavra kandjica, também da língua quimbundo.
Que a canjica da parte sul do Brasil - o doce feito com milho, leite de coco, açúcar, cravo e canela - é chamada de mungunzá mais ao nordeste, muita gente já sabe. O que poucos conhecem, porém, é a versão salgada do mugunzá, a alegria de festas juninas, reisados e festas populares no interior.
A origem da canjica se perde no tempo, mas o que sabemos é que ela tem uma história rica e multicultural, com raízes que se entrelaçam na África e no Brasil. Acredita-se que a receita tenha sido trazida pelos escravos africanos, que preparavam um prato semelhante chamado "kanzika" com milho verde moído.
A história do mungunzá remonta aos tempos coloniais, quando os escravizados africanos trouxeram suas tradições culinárias para o Brasil. O prato original era feito com milho branco, cozido em água com açúcar, e às vezes, leite de coco, resultando em uma mistura cremosa e doce.