Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.
"Em Minas Gerais, o mungunzá também é conhecido como piruruca ou canjica grossa. Em alguns lugares do Centro-Oeste, o prato é chamado de chá-de-burro", cita. O curau ganha o nome de jimbelê em algumas regiões e, ainda, canjiquinha.
Prato com presença mais que obrigatória nas festas juninas, a canjica é um sucesso quase unânime no paladar dos brasileiros. Ela também é conhecida como mungunzá, mingau de milho ou...
COMO FAZER CANJICA DE MILHO VERDE TRADICIONAL | Nandu Andrade
Como é o nome da canjica no nordeste?
Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.
O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”. Assim, conforme os estudioso, o nome de batismo da canjica tem origem asiática.
Vejamos que o munguzá doce é feito a partir de grãos de milho branco inteiro, feito com leite de vaca ou de coco (no Ceará a tradição é leite de vaca), e açúcar. Poderá ser enfeitado com canela polvilhada. Em paralelo temos a canjica, que é feita com milho verde moído ou bem ralado, leite de vaca e açúcar.
O curau é também conhecido como canjica, canjiquinha e papa de milho. O nome varia conforme a região. É um mingau feito com milho verde de textura pastosa. Na Frutos de Goiás, o Curau é um preparo obrigatório no processo do sorvete e picolé de milho verde.
Uma sobremesa feita com grãos de milho branco imersos em um caldo feito com ingredientes como leite, leite de coco, açúcar, canela e cravo-da-índia: como você chamaria? Caso você more na Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, possivelmente chamaria esse prato de “canjica”.
Existem dois principais tipos do alimento, cada um para fazer canjica de uma maneira diferente. Embora o preparo seja parecido (cozinhar o milho em leite e água até a textura ficar macia), as receitas com os demais ingredientes tornam as canjicas únicas.
Que a canjica da parte sul do Brasil - o doce feito com milho, leite de coco, açúcar, cravo e canela - é chamada de mungunzá mais ao nordeste, muita gente já sabe. O que poucos conhecem, porém, é a versão salgada do mugunzá, a alegria de festas juninas, reisados e festas populares no interior.
Curau, jimbelê ou canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira🇧🇷 tem como principais ingredientes creme de milho verde🌽, leite🥛, leite condensado, leite de coco e canela em pó para finalizar.
Além de ser muito popular em religiões de matriz africana, a canjica é um poderoso grãos que serve de ingrediente para rituais de atração de dinheiro e prosperidade. Do mesmo modo, os banhos de canjica também ajudam que você tenha energias mais positivas durante o dia.
Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.
A origem da canjica se perde no tempo, mas o que sabemos é que ela tem uma história rica e multicultural, com raízes que se entrelaçam na África e no Brasil. Acredita-se que a receita tenha sido trazida pelos escravos africanos, que preparavam um prato semelhante chamado "kanzika" com milho verde moído.
Chá de Burro ou mingau de milho, muito conhecido no Maranhão e servido em período de festa junina. #chadeburro #mingaudemilho #canjica #food #foodie #fyp #foryou #receita.
Na região Nordeste e Norte do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho ou ainda de mingau de milho.
O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.
De origem africana, ele ficou famoso primeiro no nordeste, onde é chamado de canjica. Hoje, é saboreado em várias partes do país, principalmente no interior paulista. Feito à base de milho, o curau pode ser provado à vontade por ser rico em vitaminas, agentes antioxidantes e outros nutrientes.
3.13.3 - Carunchados - São os grãos ou pedaços de grãos de canjica de milho, que se apresentam prejudicados por carunchos ou infestados por insetos. 3.13.4 - Não germinados - São os grãos ou pedaços de grãos de milho que, por defeito do processo de escarificação, ainda apresentam o germen.