Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
O que é o 4P? 4P (Poder Para o Povo Preto) foi o nome dado ao Coletivo em torno do qual se reúnem estudantes de vários cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Quais são os 4 Ps do marketing e explique cada um deles?
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
Os 4 Ps incluem os componentes: Produto, Preço, Praça e Promoção. Conhecer esses aspectos é importante para planejar e executar ações que possam influenciar as respostas dos consumidores e colocar a empresa em local de destaque frente aos concorrentes.
O P de Praça vem do inglês Place (lugar), mas se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio desse P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.
Qual é o papel do produto na estratégia dos 4 Ps de marketing?
1° P: Produto
O mix do Marketing determina que o produto é o principal pilar sustentador do negócio. Por meio dele, você empreendedor satisfaz as necessidades e desejos do cliente, além de oferecer benefícios a eles.
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente quem define o quanto está disposto a pagar.
Em 1997, junto com KL Jay, dos Racionais, Xis fundou a produtora de eventos chamada 4P, que mais tarde passou a ser uma gravadora e também entrou no ramo do vestuário, com a 4P Modas (saiba mais).
O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.
Na verdade, há mais do que uma única diferença entre oferta e promoção. A oferta é uma redução de preço de um produto que o cliente pede, enquanto a promoção é algo mais precioso e limitado que as empresas devem planejar previamente antes de lançar.
A promoção, apesar de ser muito associada a descontos e liquidações, não possui este significado. Na verdade, ela é tudo aquilo que busca promover o seu produto. E quais técnicas serão utilizadas para estimular o desejo e a demanda por este.
Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação. Como você pode ver, o grande diferencial é o foco: na concepção de Lauterborn, o cliente deve ser o centro de todas as estratégias e ações na web.
Como fazer os 4 ps do marketing? Para fazer os 4 ps de marketing você precisa definir seu Produto, o Preço, a Praça (onde vai ser ofertado) e criar uma estratégia de Promoção.
Os 4 Ps representam os pilares de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção! São considerados pilares, pois representam as variáveis que influenciam no sucesso de estratégias e ações da área.
O conceito de 4Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler. Muita gente, inclusive, acha que foi Kotler quem desenvolveu a ideia, tamanha a sua influência. Mas suas maiores mudanças vieram na era digital.