Os dados demonstraram que a variante mais usada pelos nortistas e sulistas é carne moída. Mas também foi possível concluir, entre outros aspectos, que há variantes que apontam para áreas dialetais específicas em cada região, como é o caso de picadinho no Norte e guisado no extremo Sul do país.
No Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, a farta e suculenta carne é chamada de picana. A origem do nome picana é espanhola, sendo o nome da vara usada para cutucar o animal na região onde é extraído o corte.
Corte de carne tratado como vazio no Rio Grande do Sul, é chamado de fraldinha em outros estados. Outro dia um amigo explicava: o corte de carne tratado como vazio aqui no Rio Grande, se chama fraldinha em outros estados.
No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, Carne do sul, Charque, Carne-velha, Jabá, Carne de sol, Sambamba e Sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.
Uma carne perfeita pra ser moída, justamente por ser bem magra, é o patinho, que depois da moedura apresenta aquela cor vermelha super vistosa. Outras boas opções para preparar sua carne moída refogada são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole.
O patinho é sim um tipo de carne que entra no grupo dos cortes magros. O patinho também é classificado dentro da categoria das carnes vermelhas mais magras e dentro do grupo dos cortes menos calóricos de carne vermelha.
A carne moída perfeita tem que ter uma mistura de 80/20, ou seja, o corte precisa ser constituído por 80% de carne magra e 20% de gordura. Então, quando o seu cliente lhe perguntar qual a melhor carne para moer, indique um corte que possua essas características.
E foi justamente em uma padaria que aprendi um pouco mais do vocabulário gaúcho com suas gírias regionais. Lá tinha cacetinho (pão francês), massinha (pão doce) e negrinho (brigadeiro). Alguns atendentes se referiam a outros por "trocinho" (pessoa).
No Brasil, o charque foi um dos alimentos mais tradicionais, pois no século XVIII iniciou a produção na região nordeste do país e se desenvolveu no Rio Grande do Sul, como forma conter as dificuldades da perecibilidade da carne, e se tornou um dos principais produtos para economia do Estado em um longo período da ...
Também conhecido como raquete, ganhadora, sete, língua e segundo coióc. Pode ainda ser chamado de marucha (espanhol), paleron (francês) ou blade clod (inglês). Mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada, é uma carne muito saborosa.
A Capa do contrafilé ou simplesmente capa de filé é um tipo de corte da carne bovina localizado sobre a ponta do contrafilé, na traseira do animal e representa, aproximadamente, 2,28% da carcaça traseira. Como contém muitos nervos, sua textura é desigual.
Em outros países, a Picanha faz parte de cortes que recebem outros nomes. Na Argentina, o tapa de cuadril é usado para fazer bifes de tira. Na Alemanha e na Austrália, esse corte é usado para fazer carne de panela e cozido. Nos Estados Unidos, o corte vem meio picanha e meio alcatra e é chamado de top sirloin.
Lenda do Boitatá Boitatá é um ser do folclore brasileiro reconhecido como uma cobra de fogo. Acredita-se que esse ser protege os campos daqueles que vão incendiá-los. No folclore brasileiro, o boitatá é uma cobra de fogo que protege os campos dos homens que promovem incêndios criminosos.