Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.
O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.
PROIBIÇÃO DE FUMAR. UNIDADE PRISIONAL. 1) Restabelece-se a proibição do uso de cigarro comum nas dependências da unidade prisional, à inteligência da Lei Federal 9.294 /96 e Lei Estadual 11.666/92. 2 Segurança concedida.
O que acontece quando um preso chega na cadeia? Qual a rotina dele?
Quais as gírias da cadeia?
Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.
Alguns presos nos entregavam “pipas” (bilhetes) endereçados ao “Setor de Rol de Visitas” (setor da cadeia que ficava responsável para incluir e excluir visitantes dos sentenciados), nesses “pipas” eles pediam para conferirmos se realmente o visitante que ele pedira para ser incluído estava incluído no “Ral” (via de ...
De acordo com o STJ, a posse de telefone celular pelo reeducando preso quebra regra básica da execução penal, qual seja, sua incomunicabilidade com o mundo exterior (HC 64.442/RJ).
De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as celas não têm ventilador porque são bem arejadas e não ha superlotação.
Para se acostumar, outras definições: "sapo" é cadeado, "boi" é banheiro, enquanto "tatu" é o buraco feito, geralmente dentro do "boi", para fugir da cadeia.
Explica-se que o R.O (Regime de Observação), terá duração aproximada de 30 dias, dependendo da Unidade. Uma vez concluído o RO, o sentenciado poderá ser encaminhado à laborterapia, terá direito às saídas temporárias e a pedido de benefícios.
“Essa triagem é uma forma de garantir que os pedidos sejam apresentados, logo verificadas as condições da antecipação e sejam processados devidamente, como forma de atender os direitos dos internos no que diz respeito ao deferimento dos benefícios da Execução Penal, em razão da antecipação autorizada pelo Juiz da ...
Sendo assim, os únicos custodiados que usam uniformes são os classificados para o trabalho interno nas unidades prisionais. O objetivo é diferenciar os presos que trabalham dos demais. Os uniformes ficam sob a guarda do próprio preso classificado, responsável pela sua lavagem.
Itens de higiene com entrada permitida (1 vez ao mês) em todas as unidades prisionais: 01 frasco de sabonete líquido incolor, com peso máximo de 500 ml. 01 pasta de dente líquida em embalagem transparente.
Na lista do kit de higiene divulgada pela Sejuc consta: escova e pasta de dente; sabonete antibacteriano, 90g (tipo protex); desodorante roll on em frasco transparente; shampoo em frasco transparente, 250 ml, e chinelo tipo havaianas na cor branca, que devem ser entregues no Desipe (Departamento do Sistema ...
I - televisores LCD ou LED até 26 polegadas (modelo tela fina), devidamente lacrados e cadastrados em nome do interno (a); II - ventilador do tamanho de até 30 cm; Não será permitida a entrada de televisores Smart TV. Cada unidade estipulará a quantidade de aparelhos eletrônicos permitidos por cela.
O que acontece se um detento for pego com celular?
No Código Penal, o crime de utilizar ou manter aparelhos de comunicação quando cumprir pena em regime fechado sujeitará o preso a pena de detenção de 2 a 4 anos.
Para comprar celulares, usados por facções para ordenar crimes, como assassinatos de agentes penitenciários e policiais, detentos pagam de R$ 5.000 a R$ 20 mil. Agora, presos também usam os equipamentos para fazer vídeos nos quais reclamam das condições da prisão.
No sistema prisional, educação ainda é tratada como uma regalia. Detento que estuda no presídio é visto pelos companheiros como "X9", gíria que define aquele que vai trair os demais.