Outros nomes: apesar de existirem pequenas diferenças no teor de gordura de um e de outro, você pode usar o creme de leite fresco ou pasteurizado sem problemas sempre que receitas em outros idiomas pedirem por heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês), panna fresca (italiano), natas ...
A nata (português europeu ou brasileiro) ou creme de leite (português brasileiro) é a gordura do leite, um tipo de laticínio muito utilizado em culinária e confeitaria e também como principal ingrediente da manteiga.
TUTORIAL: APRENDA A FAZER O VERDADEIRO CHÁ INGLÊS COM UM BRITÂNICO
Como se chama o creme de leite na França?
Outros nomes: já encontrei divergências em muitas fontes, mas pela semelhança no teor de gordura, nunca tive problemas usando o creme de leite de lata ou de caixa quando são requisitados cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano), natas (português de Portugal).
Desde suas origens no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países europeus, norte-americanos e no Brasil, sempre com variações consideráveis da receita original.
Se você está no meio de uma receita que precisa do heavy cream e descobre que não tem isso na geladeira, pode usar uma mistura de leite e manteiga em substituição. Primeiro, derreta um quarto de xícara de manteiga, depois bata lentamente com três quartos de xícara de leite integral ou meio a meio.
O heavy cream tem entre 36% e 40% de gordura e é usado para engrossar molhos, fazer doces, entre tantas outras receitas. O problema aparece quando vamos usar um substituto aqui no Brasil. Aqui no sul estamos acostumados com a nata, que tem pelo menos 45% de teor de gordura.
Aqui o creme de leite é chamado de Cream, e há muitas versões dele. Nas geladeiras, você encontra Cream com 15%, 18% (table cream), 25% e 35% (Whipping Cream, para fazer Chantily e outras receitas), mas a consistência é mais líquida.
Qual é a diferença entre creme de leite e chantilly?
A principal diferença entre eles é a porcentagem de gordura.
Ele tem o maior porcentual de gordura e ao ser batido gelado vira chantilly. “Ao bater chantilly é preciso tomar muito cuidado para não bater demais, pois senão vira manteiga”, ensina o chef Cairo Murakami.
Felizmente, na Itália é praticamente impossível encontrar restaurantes que servem o spaghetti à carbonara com creme de leite, mas o mesmo não é garantido nos ditos restaurantes “italianos” em outros países. O creme de leite é um atalho para obter um molho cremoso, mas é pesado e enjoativo.
Reza a lenda que o criador desse creme leve e aerado, ligeiramente adocicado, foi François Vatel (1631-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV.
e o creme de leite dos americanos, também conhecido como Harry queen. Isso aqui se chama table cream. É muito mais fácil de encontrar aqui nos mercados, o heavy cream. E como ele faz a mesma função do nosso creme de leite, a gente acaba muitas vezes comprando isso daqui.
No Brasil, há um creme de leite pasteurizado, denominado Nata, com teor de gordura de 40% a 45% e textura mais firme, pois é espessado com carragena. Este produto é tradicionalmente consumido no sul do Brasil e pode substituir o double cream em algumas preparações.
Com 35% de gordura na composição, o NESTLÉ® NESTILLY® é o produto para chantilly feito com o puro NESTLÉ® Creme de Leite. Com características mais próximas ao creme de leite fresco, tem 0% de açúcar, o que permite o preparo de receitas com restrição deste ingrediente.
O estrogonofe (ou strogonoff) é um prato russo que se espalhou pelo mundo e caiu no gosto do brasileiro. Embora existam diversas teorias sobre sua origem, assim como mencionamos, a mais reconhecida é a de ser uma criação de um chef francês que trabalhava para a família russa Stroganov (ou Strogonov).
1. Hambúrguer. O número 1 entre as comidas típicas dos Estados Unidos não poderia ser outro senão o hambúrguer. Uma iguaria que ultrapassou fronteiras há muitos anos é um dos pratos mais consumidos nos EUA e também fora dele.
“Dinner Party“: Nessa ocasião, amigos e familiares se reúnem para preparar e compartilhar à mesa uma refeição super caseira. Normalmente, as comidas incluem frango, purê de batatas combinado com legumes e saladas.