O abiã é o termo que representa a pessoa que recentemente entrou para a religião do candomblé (novato), também chamado de filho de santo, após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas e o bori (harmonização da ansiedade e dor).
Após a realização da feitura do santo, o médium passa a ser legitimado como um filho de santo, um iaô, um ogan ou uma ekedi, possuindo, a partir desse momento, um compromisso com o terreiro e com o seu orixá.
Ialorixá ou iyalorixá (em iorubá: iyálorìṣa), também conhecida como mãe de santo e mãe de terreiro, é a sacerdotisa de um terreiro, seja ele de Candomblé, Umbanda ou Quimbanda.
O que é "fazer santo" e como funciona a iniciação no Candomblé?
Como chamar a mãe de santo?
Mãe de santo é a mulher responsável pelo local do culto religioso, a sacerdotisa do terreiro ou centro, ou seja, uma mulher autorizada pelos deuses religiosos para ministrar a religião. Ialorixá ou Iyalorixá são outras formas de se referir à mãe de santo.
Além de ser ogã, noção a ser explorada mais a diante, do terreiro de sua mãe biológica, Júnior é um abiaxé. Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo. Durante esses 3 meses, só roupas brancas, mas nenhuma cor, você não pode olhar no espelho.
Ao Pai de Santo, cabe ainda ... Os valores de 2020 variaram entre R$ 1.383,80 e R$ 1.599,40; Pernambuco: segue o valor do salário mínimo fixado pelo decreto federal; Piauí: segue o valor do salário mínimo fixado pelo ...
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Filho ou filha de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo.
Qual a diferença entre Pai de Santo e filho de santo?
A dirigente espiritual é chamada de mãe de santo ou pai de santo. Os religiosos se consideram irmãos por estarem na mesma casa, mas não há hierarquia entre eles. O filho de um filho de santo não é considerado neto de santo, por exemplo. Também não há iniciação para um determinado orixá.
A iniciação é um rito de passagem, uma morte simbólica que transforma um homem comum em um instrumento do Orixá, em "elegun" um yawô, pessoa sujeita ao transe de incorporação , a emprestar seu corpo para que Orixá viva entre nós mais uma vez, por um período de horas ou dias.
BORI é um ritual das religiões de matrizes africanas. Um rito importante, no qual será cultuado Ori (cabeça) dando à de comer. Assim, Ori é uma divindade que reside em cada ser, uma força conectada entre seu orixá e ao poder da criação Olódùmarè (eu sou aquele que é).
As cautelas dos filhos de santo com comidas que provocam alergia ou ojerizas e com todos os objetos e substâncias que são associados a acidentes, correspondem mais a precauções contra os tropeços numa armadilha situada no caminho da pessoa (Smith 1979:39) que a uma obediência a uma norma externa e coletiva.
após a sua feitura - submetendo-se a ritos que marcam a idade de iniciação e que têm uma estrutura semelhante a ela, envolvendo também período de reclusão, oferendas e uma festa pública. A cada obrigação que a filha de santo dá (ou “paga”), um ou mais dos seus orixás comem (recebem sacrifício animal).
O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.
Apenas a “primeira”, pois ela só seria de todo confirmada após o jogo de búzios que revelaria a permissão maior: a dos orixás. Durante o ritual, que dura cerca de 21 dias, visitei a casa regularmente, ao menos duas vezes por semana, para acompanhar e registrar o processo.
O Erê (não confundir com criança que em iorubá é Omo kekere) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Pejigã (em fom: Kpεjígán) ou ogã-de-quarto é o primeiro ogã da casa Jeje. A palavra quer dizer “Senhor que zela pelo altar sagrado”, porque Peji = "altar sagrado" e Gan = "senhor". O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro ogã na hierarquia.
Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.