O tacômetro ou tacómetro, também conhecido como taquímetro, conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros, é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor ou outra máquina.
O RPM, também conhecido como conta giro, aponta se o motor está trabalhando com a potência correta. Pode-se, assim, aliar uma melhor performance a baixos custos de manutenção e combustível.
O conta-giros é responsável por auxiliar o motorista na troca de marcha. Cada veículo tem sua capacidade máxima e esse componente controla o limite de potência na marcha, evitando consequências negativas por trocá-la no tempo errado.
O RPM (rotações por minuto) corresponde à quantidade de voltas realizadas pelo virabrequim. Funciona como um aliado do motorista, facilitando as mudanças de marcha no veículo. A maneira como o condutor manipula as RPM tem um impacto direto no consumo de combustível.
Um tacômetro é um dispositivo sensor usado para medir a velocidade de rotação de um objeto, como um eixo do motor e outros instrumentos mecânicos/elétricos. O tacometro normalmente indica as revoluções por minuto (RPM) realizadas pelo objeto.
Como funciona o RPM ou CONTA GIROS? Os truques do marcador de RPM para economizar combustível📺242
Qual é a função do tacômetro ou conta-giros?
41O tacômetro, conhecido popularmente pelo nome de taquímetro, é um instrumento muito utilizado na medição do número de rotações de um motor. Ele também é chamado por outros nomes, como conta-rotações, conta-giros ou conta voltas.
É um instrumento no painel do carro que mostra quantas rotações por minuto o motor do carro está girando. Através do conta giros sabemos, por exemplo, se estamos trocando de marcha na hora certa e aproveitando o melhor desempenho do carro, ou ainda se estamos usando ele com o objetivo de conseguir o melhor consumo.
Existem dispositivos que podem ser utilizados para a medição do RPM. Os mais comuns são o tacômetro manual e o multímetro. Com o tacômetro, a medição é feita ao inserir o dispositivo diretamente no eixo do motor. Assim, a rotação é transmitida ao tacômetro por meio de uma embreagem de borracha.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.
Mas como via de regra a troca de marchas em torno dos dois mil giros está adequada. O que é importante observar é se o carro não fica rateando – a marcha utilizada está acima, é preciso reduzir - ou se o motor fica roncando alto, “esgoelando” – está abaixo do recomendado, é preciso subir uma marcha.
De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Qual é a faixa de RPM ideal para economizar combustível? A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM.
Odômetro é aquele equipamento no painel do carro que mede os quilômetros rodados desde que ele saiu da linha de montagem. A aferição do odômetro pode ser mecânica ou digital. No primeiro caso, a quilometragem é medida em tempo real e com o auxílio de um conjunto de engrenagens.
Ao acelerar demais em marchas erradas o consumo de combustível aumenta. O RPM ajuda nesse controle auxiliando o controle de velocidade e troca de marchas para uma melhor autonomia do veículo. Além disso, controlar o RPM ajuda a evitar sobrecarga no motor, reduzindo o seu esforço e os danos a ele.
O que significa 7.000 RPM? Os motores dos veículos mais comuns costumam girar entre 800 rpm (marcha-lenta) e 7000 rpm (rotação máxima), sendo que a faixa entre 1800 a 4000 rotações o ponto ótimo de trabalho da maioria dos propulsores, conforme a marca e modelo.
Qual a velocidade de 5.000 RPM? A velocidade amostrada no velocímetro é a 3.000 rpm - 40 Km ; 4.000 rpm - 60 Km ; 5.000 rpm 80 km, sendo que a mais de 4.000 rpm, parece que o motor está sendo aparentemente forçado !!
O cálculo das polias deve levar em conta a rotação do motor e a rotação necessária para o equipamento movido. Se um motor gira a 1.750 RPM, por exemplo, e a bomba precisa de 850 RPM para funcionar, temos que a relação de redução é o valor da rotação do motor pelo da bomba. Então, a relação é de 850/1.750 = 0,486.
Os instrumentos usados para medir a velocidade angular de eixos rotativos são chamados tacômetros. Uma das principais diferenças entre estes é a potência retirada do eixo que gira. A figura ilustra uma das formas utilizadas como tacômetro, uma versão para utilização com eixos verticais.
Ele fica localizado próximo ao bloco do motor ou ao virabrequim e desempenha a função crucial de medir a velocidade de rotação do motor em RPM, por meio de pulsos digitais captados na roda dentada do virabrequim, e repassados para a central de controle.
Assim, é preciso multiplicar a frequência da rede em Hertz (Hz) por 60 (que é o fator de conversão para rotação em minutos) e dividir o resultado pelo número de pares de polos do motor.
d] Relação Velocidade x Rotação do motor: 80 Km/h => 1.500 RPM, 100 Km/h => 2.000 RPM, 120 Km/h => 2.100 RPM, 140 Km/h => 2.500 RPM, 160 Km/h => 2.800 RPM e 180 Km/h => 3.000-3.050 RPM.
A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.