Os filhos do herdeiro da coroa portuguesa (Príncipe Real de Portugal) recebem o título de Infante, salvo o herdeiro presuntivo que recebe o título de Príncipe da Beira. O feminino de Infante é Infanta. Em Espanha, os infantes recebem o tratamento de Alteza Real (SAR)', sendo que em Portugal somente o de Alteza (SA).
A troca de nomenclatura ocorre depois da cerimônia de batismo da filha caçula, Lilibet, nos EUA. Archie e Lilibet, filhos do príncipe Harry e Meghan Markle, ganharam oficialmente os títulos de príncipe e princesa no site oficial da família real nesta quinta-feira, 9.
Príncipe (do latim principis, princeps, que significa "o primeiro") atualmente pode designar os herdeiros de um rei ou imperador, o monarca de um principado ou membros de uma família real.
Ao se referir a um Príncipe ou Princesa da Casa Imperial, deve-se sempre ser como “Sua Alteza o Príncipe Dom [Nome]” e “Sua Alteza a Princesa Dona [Nome]” ou simplesmente “Dom [Nome]” e “Dona [Nome]”, jamais apenas pelo primeiro nome.
Os filhos do herdeiro da coroa portuguesa (Príncipe Real de Portugal) recebem o título de Infante, salvo o herdeiro presuntivo que recebe o título de Príncipe da Beira. O feminino de Infante é Infanta. Em Espanha, os infantes recebem o tratamento de Alteza Real (SAR)', sendo que em Portugal somente o de Alteza (SA).
Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.
Todas as filhas de um conde têm direito ao título de Lady, mas apenas o filho primogênito é chamado de Sir. Os filhos restantes são "Comendadores", título utilizado apenas em correspondências escritas.
Após estes títulos monárquicos, estão cinco escalões de nobreza: duque, marquês, conde, visconde e barão. Duque e duquesa constituem os títulos mais altos entre as cinco categorias, estando logo abaixo dos monarcas. Historicamente, os duques controlavam os ducados – ou seja, eram governantes das províncias.
Vossa Alteza - príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei. Vossa Excelência — reservado aos filhos e filhas legítimos de infantes; por especial mercê, é este o tratamento reservado ao Duque de Bragança.
Entendendo a hierarquia dos títulos da realeza/nobreza e sua representação heráldica em coroas. Em escala decrescente: imperador, rei, príncipe real, infante, duque, marquês, conde, visconde, barão, cavaleiro.
Na prática, como alguns reinos eram muito grandes, era preciso dividir as responsabilidades dos territórios. Desse modo, o duque era aquele que tinha a função administrar a maior parte das terras do reinado. Esse é também o título mais alto que alguém que não tem sangue real pode ter.
O tratamento de Dom está historicamente consignado a alguns nobres portugueses e pode ser confirmado pelo Conselho da Nobreza. Um titular deve ser tratado por Senhor Duque, Senhora Duquesa..., Senhor Barão, Senhora Baronesa.
Um lorde é equivalente a um "Dom", como no Brasil houve o D. Pedro 1º e o 2º. Antigamente, um lorde era ainda uma pessoa com alta patente militar ou de grande confiança do rei, como é o caso dos condes. No Reino Unido, os membros da câmara alta do parlamento inglês são chamados de lordes.
Um titulo de duque, por exemplo, custava cerca de três vezes mais do que um de barão. O duque era o nobre mais poderoso depois do rei — ele reecbia grandes terras para administrar. Em seguida estava o marquês, que governava os marquesados, terras de fronteiras.
A palavra “Sir” é uma variação de “Sire”, um termo honorífico usado em toda a Europa juntamente com “Seigneur”, que foi usado para se referir a um senhor feudal. O termo “Sir” foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1297, sendo usado como título para um Cavaleiro.
Em vez de falar uma quantidade enorme de contratos, solta um galo é o mesmo que pedir 50 contratos. Da mesma forma, duque se referia a 200 contratos; terno a 300; quadra a 400; e quina 500 contratos.
Se um nobre de um dos três mais altos títulos nobiliárquicos(duques, marquês e conde) possuir mais de um título, seu filho mais velho pode usar um dos títulos inferiores de seu pai "por cortesia". Mesmo assim, seu pai continua sendo o real detentor do título, en enquanto seu filho é considerado, legalmente, um plebeu.
Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão. Na Idade Média, cada um desses fidalgos recebia do rei um pedaço de terra onde eles mandavam e desmandavam, ajudando na administração do reino.
Conde: do latim Comitem (companheiro). Nobre de alto status, proprietário de ao menos um castelo, comandando um condado. Preço: 1:575$000 (227 mil reais). Visconde: vice-conde.
Vossa Alteza: é utilizado com príncipes, princesas, duques e duquesas. Exemplo: “Vossa Alteza gostaria de uma xícara de chá?”. Vossa Eminência: é usado para cardeais.
Dobrando o joelho. O site oficial da família real afirma que, embora não haja uma forma obrigatória de cumprimentar o monarca em exercício, é tradicional para os homens curvar o pescoço, enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência, na qual os joelhos se curvam.