Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
Os líquidos do tipo PRONTO PARA USO já vêm com a quantidade correta de água e não devem receber nenhuma quantidade a mais antes da aplicação. Este tipo de produto deve ser usado puro no sistema, sem nenhuma diluição.
O radiador do carro é o responsável por armazenar todo o sistema de arrefecimento do motor, exigindo diversos cuidados a fim de garantir sua total integridade e durabilidade. Um desses cuidados é utilizar o aditivo para radiador, sendo inclusive recomendado pelo fabricante.
Não é recomendável adicionar absolutamente coisa nenhuma no tanque de gasolina. A única exceção é para caso o motorista não tenha absoluta confiança no posto e abastecer com gasolina comum ao invés de aditivada, ele mesmo deve colocar um frasco de aditivo do tipo detergente e dispersante no tanque.
1 - Completar nível do radiador com água de torneira
Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.
Dr CARRO Aditivo do Radiador - Dicas para aplicação correta
Qual a diferença entre o aditivo rosa e o verde?
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
O aditivo é o líquido ideal para o seu carro, mas não “puro” Com base nas informações acima, fica nítido que, na dúvida entre aditivo ou água, o aditivo sempre será a melhor escolha.
Por outro lado, optar pelo combustível aditivado é mais prático. Essa alternativa também garante que a mistura dos componentes seja feita corretamente, já que é preciso seguir uma proporção específica. Geralmente, o recomendado é 200 ml de aditivo para até 50 litros de combustível.
Na verdade, os aditivos recomendados para a gasolina são detergentes e dispersantes, que evitam a formação de resíduos carboníferos na câmara, prejudicando a combustão, reduzindo a potência e aumentando o consumo. A aditivação evita estes dois fenômenos por manter limpo o motor.
O que acontece se colocar líquido de arrefecimento puro?
Sobreaquecimento Perigoso: A diluição correta do aditivo é vital para um funcionamento eficaz do sistema de arrefecimento. Portanto, se utilizado puro, o líquido de arrefecimento não conseguirá dissipar o calor adequadamente, expondo seu motor a um perigo iminente de superaquecimento.
O importante é garantir que o aditivo concentrado será diluído em água desmineralizada na mesma proporção do aditivo pronto. Utilizar qualquer outra água que não seja desmineralizada comprometerá o motor por permitir oxidação dos metais.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
DILUIÇÃO RECOMENDADA: 1 litro de WOLF W-10 para até 5 litros de Água Desmineralizada. Água Desmineralizada é especialmente usada no segmento de automotores, sendo indispensável para a proteção do sistema de arrefecimento, juntamente com fluídos para radiador e até mesmo em baterias.
Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema. Isso porque, a água entra em estado de ebulição aos 100°C, que é facilmente atingido por um motor em funcionamento. Assim, quando muito quente, ela irá superaquecer o motor, além de gerar bolhas que também podem prejudicar seu funcionamento.
É fato que os combustíveis com aditivos são grandes aliados do seu carro e atuam na prevenção, manutenção e limpeza dos bicos injetores e demais sistemas do motor, melhorando o desempenho e te ajudando a economizar.
O Aditivo STP Fuel Injector Cleaner é ideal para a limpeza dos bicos injetores. Usando o Aditivo STP Fuel Injector Cleaner, você ajuda a limpar os bicos injetores do seu carro, o que pode melhorar o desempenho do motor.
O que é melhor, usar gasolina aditivada ou aditivo?
É melhor abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada? Escolher entre a gasolina aditivada e a comum pode depender de diversos fatores relacionados ao veículo ou seu uso: de maneira geral, os aditivos de limpeza na aditivada são o que as diferencia da comum e, de certa forma, podem ser considerados uma vantagem.
1. Posso completar o líquido de arrefecimento do motor? Grande parte dos condutores já se questionou se deve ou não completar o líquido de arrefecimento até chegar ao nível correto. A resposta para essa pergunta é não.
E não usar aditivos pode deixar o motor do seu carro muito prejudicado. Colocar água pura no radiador significa colocar ferrugem e problemas no sistema de arrefecimento do seu veículo.
Ter que completar o aditivo do radiador é comum, mas isso não pode acontecer de forma recorrente, porque já é um indício de problema e que algo não vai bem com o sistema. Sendo assim, não fique sempre de olho para não ter problemas e gastos ainda maiores.
O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.
O aditivo é um produto que se usa para que o carro siga funcionando bem, especialmente o motor, para que a temperatura não altere o bom funcionamento dele e, portanto, do carro.
'Nunca usei! Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.