O que era NASF agora é eMulti, com mais recursos, mais tecnologia, mais território, mais profissões e áreas de atuação! eMulti – O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, 22/05, a Portaria GM/MS nº 635/2023.
"O eMulti retoma, inova e fortalece o cuidado multiprofissional na Atenção Primária, a partir da experiência do Nasf que era parte estruturante do SUS.
A eMulti é instituída em 2023, por meio da Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, mas ela vem como a retomada pelo Ministério da Saúde para o fortalecimento ao cuidado multiprofissional na APS e dá continuidade ao trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) com reformulações e mudanças para atender as ...
Sai a política dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) e entram as Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. As mudanças visam ampliar as ações das chamadas Equipes de Saúde da Família, que reúnem uma gama de profissionais que conformam o contato inicial do usuário com o sistema de saúde.
A possível extinção do Nasf tem relação direta com a instituição do Programa Previne Brasil – Portaria nº 2.979, de 12/11/2019, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária em Saúde no âmbito do SUS, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28/9/2017.
O que era NASF agora é eMulti, com mais recursos, mais tecnologia, mais território, mais profissões e áreas de atuação! eMulti – O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, 22/05, a Portaria GM/MS nº 635/2023.
O Previne Brasil é um novo modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS). Este novo modelo altera a forma de distribuição de recursos federais com o objetivo de ampliar os atendimentos da Atenção Primária, responsável por ser a porta de entrada para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
NASF são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção primária para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Criados, em 2008, pelo Ministério da Saúde, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasfs) têm o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil. São compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família.
O Núcleo de Apoio Social e Psicológico (NAPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná faz parte de uma das ações de assistência estudantil e visa promover o bem-estar de toda comunidade acadêmica e externa.
As equipes multiprofissionais na APS - eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.
Neste documento, para fins de organização, será utilizada a denominação "Equipe Multiprofissional da Atenção Básica - EMAB", para referir-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente ...
Após a descontinuidade do financiamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), houve uma redução de 17,2% no número de equipes NASF e dos vínculos profissionais de “saúde mental” e das “demais categorias” em 27% e 23,5%, respectivamente.
Anunciada em abril, a chamada “reconstrução da Estratégia Saúde da Família”, como vem sendo intitulada pela pasta, promete aumentar recursos, ampliar o número de equipes e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, além de incluir saúde bucal e equipes multiprofissionais.
O documento Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) orientado pelos valores da ética, do profissionalismo e da participação, expressa o acerto na definição pelo Ministério da Saúde de revitalizar a Atenção Básica à Saúde no Brasil.
O já agonizante NASF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, sofreu um golpe de misericórdia do governo federal. Por meio de uma nota técnica divulgada na última semana, o Ministério da Saúde aboliu a criação de novas equipes multissetoriais que ampliavam e qualificavam o atendimento da Saúde da Família.
A definição da composição do NASF é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais.
O Ministério da Saúde instituiu a Portaria GM/MS nº 635 que define, novamente, o financiamento do NASF-AB – agora Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) – em âmbito federal, desarticulado desde 2019.
A partir da Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o objetivo de solidificar, apoiar e ampliar os serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF).