Lousa branca e sua superfície de escrita magnética Na lousa branca de qualquer superfície, os professores ainda ganham a oportunidade de trabalhar com diversas cores de pincel, podendo ajudar os alunos a absorver o conteúdo de forma mais rápida.
O que é uma lousa? Olha, a lousa é um quadro feito com uma pintura especial que pode ser da cor preta, verde ou branca. Com ela, dá pra desenhar ou escrever usando giz.
Saiba mais. Lousa de escola é definida pelo dicionário Michaelis como “lâmina quadrada de ardósia ou de outro material, de tamanho variado, emoldurada de madeira, fixada nas paredes das salas de aula nas escolas”.
O corpo docente representa os professores de uma instituição de ensino. Sendo assim, se refere ao grupo de educadores de uma escola ou faculdade, ou seja, são profissionais que compõem a equipe pedagógica.
Um quadro de professores é uma forma eficiente de apresentar informações sobre os docentes de uma instituição de ensino. Ele pode ser físico, como um mural, ou digital, disponível em um site ou plataforma online.
O giz de lousa é muito usado pelos professores nas escolas que têm quadro negro. Esse material é útil e versátil na hora de escrever e desenhar, pois pode ser colorido. O kit de giz de lousa costuma vir com cores diferentes, como rosa, laranja, roxo, amarelo, azul e verde.
Ele também é conhecido como lousa branca e funciona como modelo mais moderno do quadro negro com giz, já que usa um marcador especial, parecido com uma caneta!
Da educação infantil até o ensino médio, a lousa escolar é um dos recursos mais presentes na nossa memória quando o assunto é sala de aula. Afinal, a ferramenta de aprendizagem é usada para fazer anotações, desenhar e até criar tabelas e gráficos.
A lousa escolar é um recurso usado na sala de aula para anotar, desenhar, destacar e fazer gráficos ou tabelas desde o século XIX. Na época, os alunos usavam uma pedra de ardósia e era uma alternativa em relação ao papel, tinta e pena.
O que é utilizado pelo professor para escrever na lousa?
De modo geral, você deve usar canetas específicas para escrever ou desenhar em uma lousa branca, aquelas que são conhecidas como “marcadores para lousa branca” ou “canetas para quadro branco”. Essas canetas são especialmente projetadas para escrever em superfícies lisas e não porosas, como a lousa branca.
Como era o quadro usado pelos professores para escrever antigamente?
Em um passado não muito distante, o quadro negro ou a lousa eram pintados diretamente na parede e possuíam uma moldura de madeira, com um depósito para o apagador. Para escrever, usava-se giz branco, já que o colorido era para professores, um luxo e um entretenimento.
A lousa de vidro é superior a todos os outros modelos de quadros para salas de aula. Em relação à lousa negra, por exemplo, apresenta maior durabilidade, baixa manutenção, ausência de manchas e anula por completo os malefícios do pó de giz escolar.
IV - Quadro do Magistério: o conjunto de cargos e de funções-atividades de docentes e de profissionais que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, privativos da Secretaria da Educação.
O quadro branco de escola também é conhecido como lousa branca e/ou lousa escolar – Padrão FDE. Sua fabricação utiliza laminado melamínico para criar uma superfície de escrita lisa branca.
A lousa de escola é uma lâmina quadrada reutilizável feita de ardósia ou outro material (como o vidro), com tamanhos variados fixadas nas paredes de escolas e outros ambientes onde a escrita seja essencial para o aprendizado ou comunicação.
Popularmente conhecidos como lousas, o quadro de escrever pode ser fabricado de diversos materiais, como a madeira ou ardósia, laminado melamínico ou o vidro - que dão vida à lousa negra, quadro branco e lousa de vidro, respectivamente.
Uma das principais vantagens do quadro branco escolar é que não usa giz para escrever, diminuindo os riscos de alergias e problemas respiratórios para alunos e professores. Além disso, evita a sujeira e facilita a limpeza, uma vez que os marcadores de tinta são facilmente apagados do quadro branco escolar.
O que é corpo discente? O corpo discente de uma instituição é formado pelos estudantes. São as pessoas em busca de novos conhecimentos, que estão na condição de aprendizes.
VIII - Quadro de Apoio Escolar: conjunto de cargos e funções-atividades de servidores que prestam apoio operacional às atividades-fins da escola, privativos das unidades escolares da Secretaria da Educação.
Regulamentada pela Lei de Diretriz e Base (LDB – Lei nº 9.394/96), a matriz curricular é o documento norteador do curso. É nela que a Instituição relatará as matérias que serão lecionadas, as abordagens que serão seguidas e se compromete a agir de acordo com as diretrizes obrigatórias estabelecidas pelo MEC.