O árbitro de vídeo, conhecido no futebol como VAR e no vôlei como Desafio, auxilia a ter mais precisão ao avaliar lances polêmicos das partidas. O uso de árbitro de vídeo no esporte começou a se popularizar em 2006, quando as competições internacionais de tênis passaram a adotar o Desafio Eletrônico.
A sigla VAR significa Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo, na tradução para português. Sua função é analisar imagens de vídeo para ajudar o árbitro principal de uma partida de futebol a tomar a melhor decisão em lances duvidosos, como pênaltis ou impedimentos.
Esta ação ativa imediatamente o processo de revisão do “Challenge”. O direito do 1º Árbitro de pedir um “Challenge” é mais uma forma de garantir que a decisão final da atribuição dos pontos às equipas seja justa, corresponda ao esforço dos atletas e não seja influenciada por erros humanos.
Outro momento em que o VAR pode ser acionado é para ajudar o árbitro na identificação correta de qual jogador cometeu uma falta ou qual deles deve receber o cartão. Dessa forma, existe mais segurança de que o árbitro não vai punir ou chamar a atenção do jogador errado.
A equipa de arbitragem no voleibol é composta pelo 1º árbitro, 2º árbitro, Juízes de linha e 2 marcadores (boletim/cronometrista e pontos). Quanto à gestão do jogo os procedimentos dos árbitros são: - Apenas o 1º e o 2º árbitro podem apitar durante o jogo.
Em resumo, a arbitragem pode ser definida como um método adequado de solução de conflitos, sem o envolvimento do Poder Judiciário. Nesse caso, a decisão é proferida por um ou mais árbitros, sempre em número ímpar, que são especialistas no tema que é objeto da disputa e têm a mesma força de um juiz estatal.
SIGNIFICADO DE RALLY NO VOLEIBOL: rally no voleibol são todos as ações que acontecem no jogo desde o momento que acontece um saque até o momento em que uma equipe marca um ponto. A cada novo saque é iniciado um novo rally. Se a equipe que saca, vence um rally, ela ganha um ponto e o mesmo jogador continua sacando.
A tecnologia usada no árbitro de vídeo para confirmar os lances esportivos e verificar a trajetória da bola é chamada Hawk-Eye (o equivalente ao nosso “olho de águia”) e foi criada em 2001 por Paul Hawkins.
A expulsão de Arboleda é pelo DOGSO. Sigla em inglês pra Deny an obvious goal score oportunity, ou seja, impedir uma chance clara de gol. Helinho deu um pontapé na sequência, tinha que ser expulso.
O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee), também conhecido como videoárbitro, videoarbitragem ou árbitro de video, é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para a comunicação.
O vôlei brasileiro passou a ter uma "casa para chamar de sua" na Europa. O centro de treinamento (CT) recentemente inaugurado na cidade de Metz, no departamento de La Moselle, no norte da França, é um complexo esportivo completo e ajustado sob medida pelas exigências da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
A busca pelo título do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) da categoria sub-19 começa nesta quarta-feira (13.12) no Centro de Treinamento da CBV em Saquarema (RJ).
ACE – Um saque que resulta imediatamente em ponto. ANTENA – Hastes verticais (nas cores vermelhas e brancas) posicionadas nas extremidades da rede, na direção das linhas laterais da quadra, delimitando a área por onde a bola pode passar para o outro lado da quadra.
VAR é uma sigla que significa Video Assistant Referee - árbitro assistente de vídeo - em português. A equipe do VAR conta com um árbitro de vídeo e três assistentes: AVAR (árbitro assistente do árbitro de vídeo), assistente de árbitro de vídeo 2 e observador de VAR.
ouvir: Na Copa da Rússia, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) implantou um sistema eletrônico de apoio à arbitragem conhecido pela sigla em inglês VAR (Video Assistant Referee).
Nas regras atais, o VAR só pode interferir em quatro situações: cartão vermelho direto, gol, pênalti e erro claro de identificação do árbitro de campo em alguma marcação, como dar o cartão amarelo para o atleta errado.
O VAR deverá apenas notificar o árbitro que a bola saiu de jogo caso isso ocorra durante uma etapa de posse de ataque (APP) de um gol, um incidente de tiro penal ou um cartão vermelho DOGSO; a partida deverá se reiniciar com o reinício certo relacionado à bola saindo de jogo.
O VAR, assim como os bandeirinhas, fica com uma parcela ligeiramente menor, entre R$ 2,1 mil e R$ 4,1 mil. Os assistentes do vídeo e até mesmo os observadores também são remunerados. As taxas estão inclusas, mas os valores de transporte (tanto terrestre quanto aéreo) são pagos à parte pela CBF.
O Value at Risk ou Var refere-se a um indicador de risco que considera a perda máxima possível de um investimento em um período de tempo e intervalo de confiança estabelecido. O VaR possui um cálculo que analisa a exposição ao risco financeiro dos ativos em um período de tempo especificado.
Denominado Olho de Águia, este sistema permite captar e produzir fotografias, vídeos e áudios a partir de diferentes plataformas, como equipamentos de alta precisão posicionados em helicópteros, câmeras e microfones instalados em viaturas, e dispositivos portáteis operados por policiais que estejam em patrulhamento.
Como surgiu o VAR? Os primeiros experimentos com árbitro de vídeo no futebol tiveram origem nos Países Baixos. Em 2012, a federação holandesa de futebol (KNVB) desenvolveu um sistema denominado Refereeing 2.0, que se tornou o que agora conhecemos como VAR.
O tiebreak é um game especial, em que os pontos são contados de forma diferente dos games tradicionais, ou seja, cada lance vale um ponto. Vence o tiebreak o jogador que primeiramente ganhar sete pontos, desde que tenha a diferença mínima de dois pontos.
Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. de segurança.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.