A lousa branca, ou quadro branco, é uma superfície extremamente lisa que deve ser escrita com marcadores específicos. Ou seja, os professores deixam de usar o giz, que resseca as mãos, causa alergias e problemas respiratórios.
Lousa branca e sua superfície de escrita magnética
Na lousa branca de qualquer superfície, os professores ainda ganham a oportunidade de trabalhar com diversas cores de pincel, podendo ajudar os alunos a absorver o conteúdo de forma mais rápida.
Saiba mais. Lousa de escola é definida pelo dicionário Michaelis como “lâmina quadrada de ardósia ou de outro material, de tamanho variado, emoldurada de madeira, fixada nas paredes das salas de aula nas escolas”.
Um quadro de professores é uma forma eficiente de apresentar informações sobre os docentes de uma instituição de ensino. Ele pode ser físico, como um mural, ou digital, disponível em um site ou plataforma online.
Professor, veja a importância da sua aula ter um QUADRO ORGANIZADO| Treinamento
O que é quadro docente?
O corpo docente representa os professores de uma instituição de ensino. Sendo assim, se refere ao grupo de educadores de uma escola ou faculdade, ou seja, são profissionais que compõem a equipe pedagógica.
IV - Quadro do Magistério: o conjunto de cargos e de funções-atividades de docentes e de profissionais que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, privativos da Secretaria da Educação.
O termo docente se refere aos professores e educadores. Já discente significa aluno, estudante de uma instituição de ensino. Desta forma, corpo docente faz referência a todos os professores que compõem determinada faculdade ou curso. Corpo discente se refere ao conjunto de estudantes de uma instituição.
Ele também é conhecido como lousa branca e funciona como modelo mais moderno do quadro negro com giz, já que usa um marcador especial, parecido com uma caneta!
O que é um quadro? Já o quadro branco é muito parecido com a lousa, só que tem moldura de madeira ou alumínio, e você precisa de um marcador de tinta removível pra poder escrever. Aí, depois, é só apagar usando um pano seco ou um apagador próprio pra isso.
A lousa escolar é um recurso usado na sala de aula para anotar, desenhar, destacar e fazer gráficos ou tabelas desde o século XIX. Na época, os alunos usavam uma pedra de ardósia e era uma alternativa em relação ao papel, tinta e pena.
Da educação infantil até o ensino médio, a lousa escolar é um dos recursos mais presentes na nossa memória quando o assunto é sala de aula. Afinal, a ferramenta de aprendizagem é usada para fazer anotações, desenhar e até criar tabelas e gráficos.
A lousa de vidro é superior a todos os outros modelos de quadros para salas de aula. Em relação à lousa negra, por exemplo, apresenta maior durabilidade, baixa manutenção, ausência de manchas e anula por completo os malefícios do pó de giz escolar.
O quadro branco de escola também é conhecido como lousa branca e/ou lousa escolar – Padrão FDE. Sua fabricação utiliza laminado melamínico para criar uma superfície de escrita lisa branca.
Como era o quadro usado pelo professor antigamente?
Em um passado não muito distante, o quadro negro ou a lousa eram pintados diretamente na parede e possuíam uma moldura de madeira, com um depósito para o apagador. Para escrever, usava-se giz branco, já que o colorido era para professores, um luxo e um entretenimento.
IV - Quadro do Magistério: conjunto de cargos e de funções-atividades de docentes e de cargos de especialistas de educação, privativos da Secretaria de Estado da Educação.
O que é corpo discente? O corpo discente de uma instituição é formado pelos estudantes. São as pessoas em busca de novos conhecimentos, que estão na condição de aprendizes.
Professor: precede o nome do profissional e segue acompanhado do cargo ocupado e/ou da maior titulação. Titulação: Professor Doutor, Professor Mestre, Professor Especia- lista.
Conforme discrimina o § 2º da referida legislação, entende-se como profissionais do Magistério aqueles que desempenham as atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência. Isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacional.
a unidocência, tomada como ação profissional e perspectiva conceitual, associa- se às formas de trabalho docente do professor que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, como professor de referência.