"Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido. Nos países de língua inglesa, American é usado exclusivamente como gentílico dos EUA, a não ser que venha acompanhado de um modificador (como em North American).
O Dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do português, coloca os termos como equivalentes: "americano = relativo aos Estados Unidos da América (United States of America) ou o que é seu natural ou habitante; estadunidense, norte-americano, ianque."
Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos nascidos ou naturalizados nos Estados Unidos da América. O país é o lar de pessoas de diferentes origens nacionais.
Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país. Em outros idiomas, como o espanhol falado na América Latina ou o francês falado no Canadá, o mais utilizado seria o equivalente a "estadunidense".
Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of America — USA; pronunciado: [juːˈnaɪ. təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ. ɹɪ. kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal.
Por que quem nasce nos Estados Unidos se chama de americano?
Qual é o apelido dos Estados Unidos?
Tio Sam (do inglês Uncle Sam) é a personificação nacional dos Estados Unidos e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo. O nome Tio Sam foi usado primeiramente durante a Guerra anglo-americana de 1812, mas só foi desenhado em 1870.
Estados Unidos ou, oficialmente, Estados Unidos da América são a nação mais influente do mundo. Considerada uma potência, exerce influência sobre diversas regiões do planeta. O país encontra-se no continente americano, no subcontinente América do Norte. Limita-se ao norte com o Canadá e ao sul com o México.
"Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido. Nos países de língua inglesa, American é usado exclusivamente como gentílico dos EUA, a não ser que venha acompanhado de um modificador (como em North American).
Os indígenas americanos, ameríndios ou ainda índios americanos são os habitantes indígenas da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.
Estados Unidos ou Estados Unidos da América (EUA), como é chamado oficialmente, são um país localizado no continente americano (subcontinente América do Norte).
Americano, estadunidense ou norte-americano: como você chama quem nasce nos EUA? 🇺🇸 Todas as formas estão corretas, segundo dicionários. Mas a disputa sobre o uso desses termos vem desde a fundação dos Estados Unidos da América. 🇺🇸 Entenda neste #EstudioBBC.
Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "americanos de origem ou descendência espanhola".
A população indígena do Brasil é de 1.693.535 habitantes, o que representa 0,83% do total de brasileiros, segundo o Censo Demográfico de 2022. Os povos guarani somam mais de 85 mil pessoas, sendo o mais populoso do Brasil. Destacam-se também os povos caingangues, ticuna, macuxi e yanomami.
Esses povos habitavam a maior parte do atual Estados Unidos, do rio Mississípi até o oceano Pacífico. Entre eles destacam-se os cherokees, os comanches, os navajos e os apaches. Na costa atlântica norte-americana, havia sociedades indígenas com complexas estruturas políticas denominadas confederaçõe s.
O termo “nativo”, entre outros significados, é aquele que nasceu no lugar, ou originário daquele lugar. Dessa forma, o correto é tratar os povos que chamamos de índios de povos originários ou nativos.
No entanto, embora a palavra já existisse, reconheça-se que a guerra entre México e EUA parece ter tido impacto na história de sua difusão: ao usá-la pejorativamente para nomear o inimigo, os mexicanos acabaram transformando “americano” numa das acepções mais conhecidas de gringo – mesmo no Brasil, onde, em estado de ...
Por que Nova York não é a capital dos Estados Unidos?
Considerada por muitos a capital do mundo, Nova York não é capital nem do estado —a residência oficial do democrata Andrew Cuomo, que renunciou depois de ter sido acusado de assédio sexual por 11 mulheres, fica em Albany.