O nome Inglaterra é derivado do inglês antigo "Englaland" (England), que significa "terra dos anglos". Os anglos foram uma das tribos germânicas que se estabeleceram na Inglaterra durante a Alta Idade Média.
O Colonialismo da Inglaterra se encaixou exatamente nesse segundo momento, o qual também é chamado de Imperialismo. O colonialismo dessa nova fase era diferenciado daquele inicial dominado por Portugal e Espanha.
A Inglaterra é conhecida por ser um dos países reinados por Elizabeth II, pela sua rica história, pela educação dos habitantes, além da paixão pelo futebol (como nós), da música e dos pubs. É lembrada, ainda, pelo charmoso sotaque do inglês britânico. Confira abaixo mais curiosidades e informações sobre a Inglaterra.
Inglaterra faz referência a um Estado (ou país) que está situado na ilha da Grã-Bretanha e faz parte da união política e territorial que recebe o nome de Reino Unido.
Foi no ano de 1066 que a Inglaterra começou seu processo de unificação e formação, graças a derrota do anglo-saxão Haroldo II pelo francês Guilherme, Duque da Normandia, durante a Batalha de Hastings. Guilherme então se tornou rei, sob o título de Guilherme I.
Em 1920 o Império Britânico dominava cerca de 458 milhões de pessoas, um quarto da população do mundo na época e abrangeu mais de 35 500 000 km2 (13 700 000 sq mi), quase 24% da área total da Terra. Como resultado, seu legado político, cultural e linguístico é generalizado.
Todos os cidadãos da Grã-Bretanha são britânicos, e os cidadãos da Irlanda são chamados apenas de irlandeses. Mesmo fazendo parte do Reino Unido, os irlandeses do Norte não podem ser chamados de britânicos e cidadãos de outros países não podem ser chamados de ingleses, título dado apenas aos habitantes da Inglaterra.
Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.
Os ingleses são uma nação e grupo étnico celta-germânico da Europa setentrional. São geralmente associados à Inglaterra e à língua inglesa. A maioria dos ingleses vive na Inglaterra, maior subdivisão do Reino Unido. bretões, irlandeses, escoceses, galeses, dinamarqueses, neerlandeses, frísios, alemães.
5 Termo cunhado por Henry of Huntingdon, no século XII, sobre a divisão da “Inglaterra” em sete reinos: Sussex, Wessex, Essex, Kent, Mercia (Mércia), East Anglia (Ânglia Oriental) e Northumberland (Nortúmbria).
O seu início se deu durante a época chamada de Inglês Antigo (Old English). Nessa fase, toda a Inglaterra sofria com divisões de sete reinos anglo-saxões. Com isso, a língua do local era um conjunto de variados dialetos e essa mistura servia apenas para comunicação diária e descrição de fatos.
Sua mãe, Margarita de Castro e Sousa, era de um clã negro da Casa Real Portuguesa. Isso significa que Charlotte, além de ser a segunda consorte com mais tempo no trono britânico (57 anos e 70 dias), foi a primeira rainha da Inglaterra descendente de africanos.
Carlota de Meclemburgo-Strelitz (nome pessoal: Sophie Charlotte zu Mecklenburg-Strelitz; Mirow, 19 de maio de 1744 – Londres, 17 de novembro de 1818) foi esposa do rei Jorge III e Rainha Consorte da Grã-Bretanha e Irlanda e depois do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 1761 até sua morte.
Enquanto união política, o Reino Unido passou a existir no ano de 1707, mediante o Acordo de União 1707, que unificou os parlamentos da Inglaterra e da Escócia e criou o Estado soberano do Reino Unido da Grã-Bretanha, ainda sem a Irlanda do Norte.
Em maio de 1707, a rainha Ana assinou o tratado de união, unindo os reinos da Inglaterra e Escócia, formando o Reino da Grã-Bretanha, ainda em união pessoal com a Irlanda.
A Inglaterra começou no ano de 1066 quando Guilherme, o Conquistador, vindo da França, invadiu terras que, antes, eram divididas em pequenos reinos. Esse acontecimento ficou conhecido como Batalha de Hastings e, graças a ele, o francês foi a língua oficial do país por mais de 200 anos!
Veja quem são eles: Anglo-Saxões: Povos que invadiram a Grã- Bretanha e lá se estabeleceram depois da saída dos romanos. Nórdicos: Povos do norte da Europa. Românicos: Povos vindos da região da Península Itálica.
Grã-Bretanha: É uma ilha no norte da Europa que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Grã-Bretanha é administrada por um mesmo governo e possui uma área de 244.820 km².