A elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) – também chamado de Monografia, não é mais requisito obrigatório para a colação de grau em cursos de graduação.
Consulta ao portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que reúne e dissemina, em acesso aberto, textos completos de teses e dissertações defendidas em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, assim como teses e dissertações defendidas no exterior por brasileiros.
Trata-se de uma norma técnica da administração pública que, apesar de não ser lei, tem poder regulamentar sobre um tema específico de uma área. O documento em questão é a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 que tornou a pós-graduação sem TCC permitida nos cursos lato-sensu.
O objetivo do TCC é apresentar um trabalho original, com base em pesquisa científica, e que demonstre a capacidade do estudante de aplicar conceitos e teorias aprendidos durante o curso. Já a Monografia é um trabalho mais específico, que se concentra em um único tema, aprofundando-se em sua pesquisa e análise.
APRENDA A PENSAR POSITIVAMENTE... APESAR DE TUDO | Marcos Lacerda, psicólogo
Quais são os 3 tipos de TCC?
Entre as formas possíveis de realização encontram-se as três mais comuns: a monografia, produção de artigo acadêmico e publicação em revista científica. Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.
O que pode substituir o TCC em alguns cursos? Algumas das substituições mais comuns para o trabalho de conclusão de curso são os projetos práticos, projetos de iniciação científica e os chamados “Capstone Projects“.
Quais cursos da faculdade não tem TCC? Não há uma graduação específica que não tenha o Trabalho de Conclusão de Curso. O que pode acontecer é que em uma faculdade é obrigatório e em outra não. Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos.
Toda faculdade tem TCC obrigatório? Grande parte dos cursos de graduação exige o TCC como atividade obrigatória para a formatura. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não determina a apresentação do TCC como requisito para o diploma de nível superior.
O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.
A resposta simples é: pode sim. Nas faculdades públicas não existe qualquer tipo de regra que obrigue os alunos a se matricularem no TCC, enquanto nas particulares a faculdade até tem interesse que isso aconteça.
Quem inventou o TCC? Não se sabe ao certo quem criou o TCC, e nem como e onde surgiu esse trabalho exigido na maior parte das instituições de ensino superior. Entretanto, analisando registros, o primeiro trabalho identificado com este nome, no Brasil, foi uma monografia da Universidade de Franca, no ano de 1983.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) começou a ser estruturada pelo psicanalista e psiquiatra Aaron Beck para oferecer tratamento a pessoas deprimidas. Foi aprimorada e chegou a propostas de tratamento em grupo desenvolvidas por Aaron Beck e demais colaboradores.
Os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) têm TCC opcional, ficando a critério da instituição ou do aluno a decisão. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, o aluno é quem decide se quer ou não fazer TCC. Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) costumam ter TCC obrigatório.
O trabalho de conclusão de curso, ou TCC como é chamado pelos estudantes, é um trabalho obrigatório tanto para os alunos que estudam na modalidade presencial como a distância. Esse trabalho é fundamental para a avaliação final e, consequentemente, para a conclusão dos cursos.
A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado.
É obrigatório apresentar TCC Unopar? É obrigatório apresentar o TCC na Unopar? O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todas as graduações, exigindo matérias específicas e o auxílio de um orientador.
Quantas vezes pode reprovar no TCC? A resposta pode ser sim ou não, depende muito do motivo da sua reprovação. Em muitos casos, não será preciso começar do zero, você poderá reaproveitar boa parte do TCC reprovado e apenas corrigir ou complementar o que ficou faltando.
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) foi criada na década de 60, pelo psiquiatra Aaron Beck, a partir das insatisfações que ele possuía com as teorias da época sobre a depressão.
O Produto Final do TCC pode ser desenvolvido em vários formatos, ou seja, o TCC pode ser finalizado como um método de ensino, uma composição, um concerto fundamentado, um CD, DVD, site na internet, a construção de um instrumento musical, a publicação de um livro, uma monografia, um artigo, partituras inéditas entre ...