Tekohá é o lugar físico – incluindo terra, floresta, campos, cursos de água, plantas e remédios – onde o modo de vida dos povos indígenas Guarani e Kaiowá se desenvolve. A terra é uma extensão dos povos indígenas e da sua fonte de vida.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).
Ekobé, palavra originária do antigo dialeto Tupi Guarani, que significa “vida que vem da terra”. Então não podíamos deixar de prestar nossas homenagens!
▪️Nauru foi o nome tupi-guarani, significando guerreiro,⠀escolhido para nossa Expoarte 2021, um projeto antigo do CCC, valoroso de resgate de cultura, incentivo à produção artística e reflexiva do aluno.
Nhanderuvuçú não teria forma antropomórfica. No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.
OKA significa casa em tupi-guarani, a família de línguas dos povos originários do Brasil. Essas casas costumam ser habitações coletivas, onde a troca e a conexão estão sempre presentes - com o outro e com a natureza.