Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome "Iá" referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra. Mais tarde, a palavra passaria a designar uma divindade.
Rá, o deus Sol, era um dos deuses mais importantes da religião dos egípcios. Os egípcios acreditavam que homens e mulheres haviam surgido das lágrimas de Atum, deus que surgiu no vazio do Universo por intermédio do heka. Atum teve dois filhos, chamados Shu e Téfnis, que deram forma à Terra.
O Egito (AO 1945: Egipto) (em egípcio: Kṃt; em copta: Ⲭⲏⲙⲓ; romaniz.: Kīmi; em árabe: مصر, pronunciado: [mi̠sˤr], pronunciado em árabe egípcio: [mesˤɾ]; em árabe egípcio: مَصر; romaniz.: Maṣr, pronunciado: [mɑsˤɾ]), oficialmente República Árabe do Egito (em árabe: جمهورية مصر العربية; em árabe egípcio: Gomhoreyyet Maṣr ...
Existem várias maneiras de comprimentar alguém no Egito, então o melhor é sempre esperar a outra parte fazer o movimento para você entender o que fazer a seguir. Pode ser um aperto de mão, um toquinho de punho, um aceno com a cabeça ou o inusitado ser completamente ignorado como forma de respeito pelo seu conjugue.
Termo de origem árabe, Salaam Aleikum significa “A paz de Deus esteja com você”. É a saudação mais famosa usada pelos árabes e muçulmanos como cumprimento dito a qualquer hora do dia, tanto na chegada, quanto na despedida.