1 Zool Denominação comum aos insetos sociais da ordem dos isópteros, com inúmeras espécies, que constroem ninhos na madeira ou no solo e se alimentam de madeira ou de outras matérias vegetais; cupi, itapecuim, itapicuim, punilha, tapuru, térmita, térmite.
Os povos matis são agricultores de subsistência e caçadores que vivem no Vale do Javari, uma área de 83 mil quilômetros quadrados no extremo oeste do Brasil. É um povo divertido e para quem as malocas continuam sendo uma peça fundamental em sua cultura.
Forma de se cumprimentar outra pessoa em Vitória/ES e sua região metropolitana. Mais comum dentre os regueiros. Pode ser usada acompanhando uma saudação ou vir sozinho num cumprimento ou numa resposta a esse comprimento.
Acajá - ou cajá, é o fruto da cajazeira. Do Tupi Guarani: acã-já = o fruto de caroço cheio, graúdo; fruto que é todo caroço. Aracajú – Do tupi-guarani: ará = papagaio; caju (akaiu) = cajueiro dos papagaios.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
OKA significa casa em tupi-guarani, a família de línguas dos povos originários do Brasil. Essas casas costumam ser habitações coletivas, onde a troca e a conexão estão sempre presentes - com o outro e com a natureza.