Num mundo profundamente desligado da natureza, Tekohá é Vida realçará as lutas dos povos indígenas Guarani e Kaiowá e tem como objetivo aumentar a compreensão das abordagens não-dominantes e mais sustentáveis da mãe natureza.
Como se diz paz em tupi-guarani? Na língua Guarani, que é falada por diversas comunidades indígenas no Brasil, Paraguai, Argentina e outros países, a palavra para "paz" é "arandu".
Em tupi-guarani, amana significa chuva – fundamental para o crescimento da lavoura – e é sinônimo de prosperidade, sobretudo para os pequenos produtores e burareiros do sistema cabruca. Além disso, homenageia-se a integração tupi-guarani à língua portuguesa em solo brasileiro.
Na língua tupi-guarani, naurú significa bravo, herói e guerreiro. O objetivo do projeto é ajudar atletas em início de carreira que buscam o alto rendimento.
Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.