A palavra kitnet tem origem no inglês kitchenett, ou “pequena cozinha”. Isso porque a proposta do kitnet é um espaço totalmente integrado, normalmente com três ambientes: uma “sala-quarto”, uma cozinha com área de serviço e um banheiro. Outros sinônimos são kitnete, kitinete e quitinete.
Configurado como um pequeno cômodo com quarto, sala e cozinha conjugadas, a quitinete se popularizou por seu custo-benefício. A grafia correta, mesmo que seja “quitinete”, pode ser deixada de lado quando se trata das versões que caíram no gosto popular, como “kitnet”.
Kitnet é uma forma reduzida do termo “kitchenette”, adotado da língua inglesa e que significa “cozinha pequena”. No Brasil, a forma reduzida da palavra se popularizou ou, ainda, a forma adaptada dela: quitinete.
Também chamada de conjugado, é uma unidade com área de até 50 m². Quanto às características arquitetônicas, tem apenas um cômodo, que une o quarto e a cozinha, além do banheiro, separado. “A kitnet tem seus cômodos um pouco mais definidos por quarto, banheiro sala e uma cozinha um pouco menor.
O QUE É KITNET? Breve História das KITINETES no Brasil
O que significa loft e flat?
As kitnets e lofts são projetados com um banheiro e um cômodo que integra o quarto, a sala e uma cozinha compacta. Em contrapartida, os flats têm marcações que separam quartos, sala, cozinha, varanda etc.
O apartamento studio costuma possuir um pé direito mais alto do que a média. Possui mais divisões internas do que o loft. O quarto geralmente é separado do resto da casa, apesar da cozinha comumente ser integrada à sala. A maioria dos studios também possuem varanda, deixando o imóvel mais amplo e iluminado.
“T0” ou “T alguma coisa Kit” assemelham-se a kitnet ou estúdio sem quartos. “T1” quer dizer que possui um quarto, “T2”, dois quartos e assim sucessivamente.
Quitinete (ou kitnet) é uma adaptação da palavra inglesa kitchenette, que se traduz livremente como “pequena cozinha”, para designar a configuração espacial dessa nova residência: um quarto-sala (que pode ter esses cômodos integrados ou não), e uma cozinha compacta.
Tem bom custo-benefício: kitnets são mais baratas que apartamentos e casas. Além disso, podem ser mais seguras, por estarem em condomínios com portarias.
Assim como citamos no tópico acima, o loft é uma unidade residencial grande, com espaço aberto e teto alto, geralmente localizado em um antigo prédio comercial ou industrial que foi convertido em residência.
Vamos começar falando sobre o apartamento kitnet. Estes imóveis são conhecidos por serem muito compactos, já que, geralmente, não possuem divisórias, com exceção do banheiro, é claro. Por isso, nas kitnets à venda, você irá encontrar um grande cômodo, que costuma englobar quarto, sala e cozinha.
Um apartamento muito pequeno, como o da foto, é chamado de kitnet. Esses espaços geralmente não são superiores a 20 ou 30 metros quadrados. Cômodos como sala, quarto e cozinha são integrados em um mesmo ambiente, havendo separação apenas para o banheiro.
A kitnet costuma ser menor do que o apartamento, tendo, normalmente, cerca de 20 a 40 metros quadrados. Enquanto o apartamento possui cômodos mais delimitados, a kitnet contém um cômodo só e o banheiro. Cada opção apresenta vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do estilo de vida que você deseja adotar.
Esse tipo de imóvel é um apartamento compacto, com apenas um cômodo, medindo entre 15 m² a 50 m². O kitnet possui um ótimo custo-benefício, tornando-se popular no mercado imobiliário brasileiro, principalmente por garantir o aconchego de seus moradores.
Assim, o aluguel é chamado de arrendamento em Portugal, e o termo que se refere ao pagamento mensal para que se arrende um apartamento, chama-se renda. Em relação ao contrato de arrendamento, este é firmado e deve estar de acordo com as duas partes: o senhorio, ou seja, o proprietário; e o inquilino, que é quem aluga.
O que é exatamente um T0? Na designação da Tipologia das casas o “T” refere-se ao número de quartos de dormir. Assim, um T0 é uma habitação com apenas uma divisão. No mesmo espaço condensa-se a sala, o quarto e a cozinha.
Geralmente, o apartamento studio mede entre 23 m² e 35 m². Já o flat, costuma ser um pouco maior, sendo comum encontrarmos imóveis desse tipo, em São Paulo, com 66 m² a 120 m².
Qual é a diferença entre studio e kitnet? Após ler a descrição dos imóveis apresentados neste artigo, você pode estar se perguntando sobre qual é a diferença entre studio e kitnet. Sendo assim, saiba que o primeiro, na maioria das vezes, é menor. Os studios costumam ter 30 m², já as kitnets podem ter até 40 m².
Resumidamente, o loft trata-se de um espaço com o pé-direito elevado, ar industrial e ideia de um espaço único para todos os cômodos da casa. Em poucas palavras, é um apartamento que parece um estúdio, valoriza a iluminação natural e separa os ambientes a partir dos próprios objetos.
O Flat, também chamado de apart-hotel, é um imóvel menor do que um apartamento padrão, porém apresenta todos os serviços de um hotel. Geralmente sua metragem varia de 25 a 65 m². Alguns flats raros e especiais podem ser maiores e chegar a até 120 m².
Imóveis com poucas divisórias ou nenhuma, espaço interno “aberto” e pé direito duplo, com estética mais industrial, um loft costuma ter em média 50 m².