Essa expressão se opõe às categorias “yaro” (animais de caça) e “yai” (seres invisíveis ou sem nome), mas também a “napë” (inimigo, estrangeiro, “branco”).
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Na maior Terra Indígena no Brasil, a Terra Indígena Yanomami, localizada nos estados do Amazonas e Roraima, vive um dos grupos mais importantes para o patrimônio linguístico nacional: os Yanomami. Lá são faladas seis línguas: yanomamɨ, sanöma, ninam, yanomam, ỹaroamë, yãnoma.
Os Yanomami, Yanoama, Yanomani ou Ianomami, são uma etnia de aproximadamente 35.000 indígenas que vivem em cerca de 200 a 250 aldeias na floresta amazônica, entre Venezuela e Brasil.
Ya temi xoa, aê, êa!”; o que pode ser traduzido como “eu ainda estou vivo” na língua Yanomae, uma das seis línguas da família Yanomami. A palavra “Temi”, por sua vez, refere-se não apenas à condição de estar vivo, mas também ao estado de boa saúde, tanto física, quanto mental e emocional.
Uma delas é Omama, o criador da floresta, dos seres humanos e dos animais; outra são os xapiri, seres espirituais que Omama criou para cuidar de seus filhos, protegendo-os das doenças e da morte.
Forma de se cumprimentar outra pessoa em Vitória/ES e sua região metropolitana. Mais comum dentre os regueiros. Pode ser usada acompanhando uma saudação ou vir sozinho num cumprimento ou numa resposta a esse comprimento.
O cumprimento conhecido como kunik é uma tradição esquimó – povos indígenas que habitam regiões em torno do Círculo Polar Ártico-, que envolve cheirar as bochechas, nariz e testa de amigos e familiares ao invés de esfregar o nariz contra o da pessoa que se deseja saudar, como pensamos ser.
Não é à toa que escolhemos Aysú para ser o nome dessa ideia, que significa amor em tupi guarani, a língua que representa os povos originários do nosso país e que são símbolo de cuidado e respeito à natureza”, completou Anne.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).