Em que o povo estava roubando a Deus conforme relata Malaquias?
Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.
Porque vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, sim, toda a nação.
Será que alguém pode roubar a Deus? Mas vocês estão me roubando e ainda perguntam: “Em que te roubamos?” Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição vocês são amaldiçoados, porque estão me roubando, vocês, a nação toda. Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa.
Assim, Malaquias 3:10 poderá ser melhor compreendido através do contexto da “casa do tesouro” (ôtsar) apresentado principalmente nesses livros e revelando que eles lidavam com a mesma situação:4É possível que a desobediência do povo induziu algumas das queixas dos sacerdotes às quais Malaquias já havia se referido.
Resuma Malaquias 3:13–18 e explique que, nesses versículos, o Senhor Se dirige a dois grupos de pessoas. O primeiro eram as pessoas de Israel que questionavam a necessidade de guardar as ordenanças do evangelho. Elas reclamavam que os orgulhosos e os iníquos pareciam prosperar apesar de sua iniquidade.
Por intermédio do Profeta Malaquias, o Senhor abordou o declínio do comprometimento dos judeus para com Deus. O Senhor instruiu Seu povo do convênio a voltar-se a Ele trazendo-Lhe seus dízimos e suas ofertas com mais fidelidade, e Ele prometeu abençoar e proteger aqueles que assim fizessem (ver Malaquias 3:7–12).
Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos? ' Nos dízimos e nas ofertas.” Malaquias 3:8. Apesar de ser o dono de tudo, Deus nos pede apenas uma parte de nossos rendimentos.
Muitos judeus começaram a ficar desanimados e não se esforçavam muito para viver uma vida religiosa, acreditando que Deus os havia esquecido ou abandonado, de modo que a retidão não importava muito para eles. A mensagem de Malaquias abordava essa situação.
Depois da pregação do profeta Malaquias, o cânon sagrado do Antigo Testamento foi concluído. A partir daí haveria 400 anos de silêncio profético até o advento de Cristo, quando a comunicação profética reabriu-se com João Batista, o Precursor do Messias, a “voz do que clama no deserto” (Mt 3.3).
Malaquias 2 descreve a instrução do Senhor aos descendentes de Aarão, que eram sacerdotes para o povo no templo. O Senhor disse que eles não davam um exemplo justo para o povo nem os ajudavam a caminhar pelos caminhos corretos.
Escrita por são Malaquias, bispo irlandês do século 12, a suposta profecia afirma que Francisco será o último papa da história. Não é exatamente uma previsão de apocalipse – apenas que o novo líder da Igreja Católica irá governar na “desolação do mundo” e que Roma será destruída.
Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
Malaquias, Malaque ou Mal'akhi (em hebraico: מַלְאָכִי; em hebraico moderno: Mal'akhi; em hebraico tiberiano: Malʼāḵî - "Mensageiro") foi um profeta judeu em que suas revelações constituem em seu Livro de Malaquias, a qual se encontra no Antigo Testamento da Bíblia cristã e ao Tanakh da Bíblia Hebraica.
Os temas tratados na obra seriam o amor de Deus, o pecado dos sacerdotes, o pecado do povo e a vinda do Senhor. Nas últimas linhas deste livro do Antigo Testamento bíblico, vemos uma exortação de Deus às famílias: "converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais".
Malaquias foi o último profeta do Antigo Testamento, profetizando após o retorno do cativeiro na Babilônia. Ele adverte o povo de Judá sobre sua desobediência e falta de fé, particularmente entre os sacerdotes.
Por Nilo Luza. O profeta Malaquias é o último livro dos profetas e de todo o Antigo Testamento. Malaquias significa “meu mensageiro”, assumido como se fosse o nome do profeta, mas o livro é considerado um escrito anônimo.
Qual era a principal mensagem anunciada pelo profeta Malaquias?
Explicação do livro de Malaquias, um profeta pós-exílico. Ele fala sobre o ofício e a infidelidade conjugal dos sacerdotes (a bíblia usa a expressão: 'Aquele que cobre de violência as suas vestes'). Na sua época houve um esfriamento nas coisas espirituais.
Recabe (em hebraico: Rēkāb, da raiz para "carroça" ou "condutor") é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado como o pai de Malquias, rei de Bete-Haquerém.
Então, as pessoas de sua igreja estão fazendo algo que Deus não ama, pois Deus ama aquele que dá com alegria e voluntariedade. Abraão deu o dízimo antes da lei, então o dízimo está instituído antes da lei. Abraão também circuncidou-se antes da lei, isso não significa que você o deva fazer também.