“Curimim” vem do tupi “kunumim” (menino). No norte do país, é comum usá-la para se referir às crianças indígenas. Já para as meninas, o termo que se usa é “cunhatã”.
Elas escolheram "Aysú", que significa "amor" em tupi-guarani; para a diretora criativa Mariana Sales, "o amor é o que representa tudo para a gente, o amor ao nosso país e à nossa cultura", conclui.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Forma de se cumprimentar outra pessoa em Vitória/ES e sua região metropolitana. Mais comum dentre os regueiros. Pode ser usada acompanhando uma saudação ou vir sozinho num cumprimento ou numa resposta a esse comprimento.
Porto Seguro (região inicialmente chamada Nhoesembé) é um município brasileiro situado no litoral e sul do estado da Bahia, na região Nordeste. Compartilha, com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado, a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.
Apigaua puranga. - O homem é bonito. O adjetivo qualificativo pode ser posposto ou anteposto ao substantivo que qualifica: ara puranga - dia bonito; dia bom Puranga ara!
(2) Tatih,: “Oi” é um cumprimento Tupi, e é uma das muitas palavras indígenas que utilizamos no português brasileiro. (3) “Oi” é uma interjeição que expressam um cumprimento positivo de boas-vindas. É utilizado como saudação entre duas pessoas. (4) É uma meta linguagem.