Para os guarani, a morte era percebida como um fenômeno puramente natural, resultante de ações más, tendo sua origem mítica explicada na conduta de Jasy (Lua), ao impedir que Kuarahy ressuscitasse sua mãe. À morte eram atribuídas causas naturais e antinaturais.
Katu( significa tudo que é bom, bonito, agradável e saudavel em tupi) Muito bom, pratico. Pra quem Não tem tempo e não pode despender uma grana alta vale mto a pena.
Quando uma pessoa está triste, melancólica, de bico comprido, dizemos que ela está jururu... Bom... Jururu, em tupi, significa justamente bico comprido. Uma pessoa que se sente sem ânimo, lerda, vagarosa, diz que está “meio chué”.
Significa espírito na língua tupi. Anhangá ou Anhanga (tupi: Ahiag̃; maué: Anhang, "espírito"), é uma figura presente na cosmovisão de diversos povos originários do Brasil e literatura indianista.
Em torno desses troncos, a família faz uma homenagem aos mortos, passam a noite toda acordados, chorando e rezando pelos seus familiares que se foram. E é assim, com rezas e muita emoção, que se despede, pela última vez. Esse ritual de luto dos povos indígenas é considerado um dos mais conhecidos do Brasil.
Para os indígenas, a morte significa uma passagem. Nato Tupinambá, pajé do povo Tupinambá do Baixo Tapajós conta que, “nessa passagem você vai para um local sagrado, um reino sagrado, que é as encantarias. As forças sagradas são os espíritos dos nossos ancestrais”.
A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Iamandu ou Nhamandú (Ñamandu), também conhecido como Nhanderu, realizador de toda a criação. Em outras versões, essa figura é Tupã, o senhor do trovão.
Arandu significa "barulho de papagaios", ave muito comum na região. Arandu formou-se a partir de um bairro de Avaré conhecido pelo vermelho de suas terras: o Barreiro. Este nome deve-se a um rio cujas margens atraíam muitos pássaros conhecidos como barreiros.
Brasileiros | "TURI" em tupi-guarani significa fogo e todo seu saber ancestral. Na exposição homônima na Odisseia Casa de Cultura apresenta-se uma… Instagram.
Inspirado pela ancestralidade, a ciência brasileira batizou com o nome de Monan, que na cultura tupi-guarani quer dizer 'terra sem males', o modelo matemático que está desenvolvendo para obter mais precisão nas previsões climáticas e meteorológicas para as condições tropicais e subtropicais do Brasil e América do Sul.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Forma de se cumprimentar outra pessoa em Vitória/ES e sua região metropolitana. Mais comum dentre os regueiros. Pode ser usada acompanhando uma saudação ou vir sozinho num cumprimento ou numa resposta a esse comprimento.