Desta forma, segundo a tradição kaingang, o Sol é Kamé e a Lua é Kairu, o pinheiro é Kamé e o cedro é Kairu, o lagarto é Kamé e o macaco é Kairu, e assim por diante. A expressão sociológica mais forte desta concepção dualista é o princípio da exogamia entre as metades.
GOI ou GOIO significa água, rio. De fato, a palavra é NGOI, porque na pronúncia Kaingang, antes do “G” há um som nasal que pertence à consoante, parecendo “ng”.
O Brasil é a casa de dois troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. O idioma kaingang faz parte da família jê, integrante do tronco macro-jê. Junto do xokleng, que é uma língua muito parecida, o kaingang faz parte do conjunto restrito chamado jê do sul.
Assim, "bom dia" em guarani é djawydju e significa algo como "vamos nos levantar", o que remete tanto ao sentido da ação quanto o sentido moral de se levantar. "Boa tarde" é nhande kaárudju e significa "a tarde é nossa", semelhante a boa noite, que significa "a noite é nossa".
MÃE /OUITÊ/IHYA/ AMI/DANA - de acordo com o dicionário de língua portuguesa: é a mulher que deu a luz, que cria ou criou um ou mais filhos. Para o povo Ikpeng o papel da mãe não é o de simples receptáculo, pois ela imprime uma forma ao seu filho, enquanto os pais são responsáveis por sua substância.
A metade Kamé remete aos raios do sol, registrados por meio de linhas. Já a metade Kairu remete à lua, representada por formas redondas. Vale destacar que a relação entre as metades exogâmicas baseia-se na dualidade e na complementaridade entre elas, ou seja, uma engloba a outra.
O termo Kaingang significa “gente do mato”. A organização social Kaingang é dividida em dois clãs: os kamé e os kairú, que são definidos segundo suas descendências.
Os Kaingang gostavam de animais e aves, apreciando principalmente as carnes de anta e queixada. Já os Guarani preferiam a carne de macado, paca e capivara. Também apreciavam a convivência com os cães que, especialmente treinados, eram valiosos no auxílio à caça.
O xamanismo Kaingang envolve uma metade, que se ocupa, sem partilha ou complementaridade com a outra metade, de sua prática. Esse fato contrasta fortemente com os outros aspectos da vida ritual Kaingang que se caracteriza por uma complementaridade essencial entre os membros das metades Kamé e kairu.
Resumo. O povo Kaingang organiza-se socialmente em dois segmentos ou dualidades, kamẽ e kanhru, cada qual com suas características e habilidades. Na natureza tudo se relaciona com as marcas kamẽ e kanhru há semelhanças nas pinturas corporais, nas peles dos animais, nas folhas e cascas de árvores.
A língua aquém, também chamada de acuen ou akwen, é uma língua ou grupo de línguas pertencente ao tronco linguístico macro-jê. A língua se divide em três dialetos: xavante (ativo), xerente (ativo) e xakriabá (extinta - em processo de resgate).
Mato Grosso), os Xerente, os Krahô, os Apinayé (Tocantins), os Apaniekrá, os Pukobyé, os Krinkati (Maranhão) e alguns outros‖. A língua Kaingang é falada em cerca de 30 terras indígenas e junto à língua Xokleng, são os únicos idiomas representantes do tronco Macro-Jê na região Sul do país.
Casa do Kame (カメハウス, Kame Hausu) é uma casa numa ilha bem pequena no meio do mar. É o lar do Mestre Kame, e por metade de Dragon Ball, também Lunch. Se torna a residência permanente de Kuririn; durante a saga Majin Boo, ele ainda mora lá com sua esposa e filha.
Essa tese busca compreender a cosmologia Kaingang a partir de três rituais: A festa do Kuiâ (xamã), A festa do Kikikoi e o Ritual de purificação da viúva.
A primeira loja física da Kurumim será no Oka Floripa, o que significa alinhamento de valores com a proposta do mall, pois a marca infantil traz a sustentabilidade, o pensar no próximo e na natureza na linha de frente do seu conceito e posicionamento. .
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.