Como se diz luz em tupi-guarani? Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci(do tupi kûarasy, "sol")na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
EP1 - Introdução ao Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
O que é Patawi?
Tanto o patawi quanto o local onde é colocado são conotados com referências de nobreza e centralidade. Do patawi (wepo'seihap) se diz ter sido “feito de uma lasca do céu”. O esteio é identificado como o próprio guaraná na correlação que é feita, do esteio ser para a casa como o guaraná é para a vida ou vice-versa.
Na língua Kaiowá, falada por indígenas do Mato Grosso do Sul, a palavra para "paz" é "kunumi'ỹ". Essas são apenas algumas das línguas Tupi Guarani e suas respectivas palavras para "paz".
Na língua tupi-guarani, naurú significa bravo, herói e guerreiro. O objetivo do projeto é ajudar atletas em início de carreira que buscam o alto rendimento.
Como é Sol em tupi? Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Ibi: do tupi Antigo (Tupinambá) “yby” = terra (em seu sentido natural, chão que se pisa). Também (como nos alertou a usuária Zélia Gomes): YVY = terra; YVY PORÃ = TERRA BOA, em Guarany.
Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...
Para os povos Kaiowá e Guarani, alguns significados para o termo arandu são “ouvir o tempo”, “vivenciar”, “conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”, “entendimento”, “conhecimento”. Em uma palavra, esses vastos conceitos talvez poderiam ser sintetizados como “sabedoria”.
No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.