Acontece que a palavra já se encontra aportuguesada, e dicionarizada: cartune(s) e cartum (forma preferida pelos brasileiros). É como diz, "cartoon" já tem correspondência na nossa língua: cartune e (no Brasil) cartum. Assim como o substantivo cartunista.
O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
Cartum é um gênero textual jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Um cartoon é um desenho humorístico ou caricatural, acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
O cartum tem a intenção de satirizar costumes humanos não situados no tempo, a charge possui a intenção de satirizar circunstâncias que estão em um contexto específico.
O conceito se originou na Idade Média e primeiro descreveu um desenho preparatório para uma obra de arte, como uma pintura, afresco, tapeçaria ou vitral. No século XIX, começando na revista Punch em 1843, o cartoon passou a se referir - ironicamente a princípio - a ilustrações engraçadas em revistas e jornais.
O que esse cartum critica? O uso exagerado da tecnologia / a relação das crianças de hoje com a tecnologia / o fato de a criança brincar, por meio do videogame, com uma pipa - que talvez ela nem conheça na vida real.
O cartunista, cartoonista ou humorista gráfico é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade.
O cartum tem temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo, pois não é um assunto de uma determinada região no qual precisa de uma certa bagagem de conhecimentos específicos para entender. É um desenho geralmente cômico e universal.
Algo como uma piada gráfica ou forma que um artista tem para expressar brevemente suas ideias e opiniões. Aqui, o desenho satiriza os comportamentos e costumes humanos. Políticos, militares e religiosos têm comportamentos semelhantes em várias épocas e locais do mundo.
___________________________________________________________________________ Cartum - O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
O termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Se utiliza de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e principalmente as onomatopeias. Na arte, o cartum é considerado uma arte estética gráfica.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
A charge ou cartum é um gênero textual que utiliza a linguagem visual para transmitir uma mensagem crítica ou humorística sobre determinado assunto. É comum encontrarmos charges em jornais, revistas e até mesmo em redes sociais.
crítica a personagens, fatos e acontecimentos políticos impõe. Para conseguir o humor em seus textos, muitas vezes o chargista e o cartunista recorrem a caricatura, outro tipo de texto que busca o humor através do desenho que exagera propositalmente as características marcantes do indivíduo.
Se utiliza de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal.
A principal diferença entre charge e cartum está no contexto e no propósito das ilustrações. O cartum aborda temas universais e atemporais, enquanto a charge está vinculada a um contexto específico e atual, retratando acontecimentos e personalidades do momento.