Os Maçons tratam seus pares como Irmãos, unidos pelo Amor Fraternal, qualquer que seja o seu grau, dão–se o tratamento de “Irmão”. É o título que geralmente se dão, mutuamente, os religiosos de uma mesma Ordem e de um mesmo convento e também os membros de uma mesma associação.
Por isso, a forma correta de abreviar Irmão é Irm∴. b) o plural das palavras é feito por meio da repetição da letra inicial. Exemplo: VVig∴ = Vigilantes; IIrm∴ = Irmãos.
Mas os maçons geralmente empregam o calendário comum, gregoriano. Nesses casos, usa-se a expressão EV (Era Vulgar), indicando que a data em questão é correspondente ao calendário comum e não ao maçônico.
Nestes casos maçons lorenenses se mobilizam para dar uma atenção especial para seus sobrinhos, como são chamados pelos maçons os filhos de outro maçom.
Jahbulon, Jabulon ou Jah é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis. A palavra "Jahbulon" também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On.
Em matemática, o sinal de conclusão (∴) é um símbolo que é escrito antes de uma conclusão lógica. O símbolo consiste em três pontos formando um triângulo. Pronuncia-se Logo…, Portanto… ou Em conclusão… Geralmente, não é usado na escrita formal, mas usa-se muito na matemática e também como abreviatura.
Durante o mandato, ou seja, durante o período em que está na direção da Loja, que é o detentor do Primeiro Malhete, ele exerce o Veneralato e é, portanto, o Venerável Mestre (VM)1.
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
Essa mesma inscrição, em latim, “Nosce te ipsum”, está arquivada na memória de todos os irmãos e alicerça o brasão da minha Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul. Com essa frase, “Conhece-te a ti mesmo”, que é o resumo de tudo que se espera da maior de todas as viagens, abro aqui as cortinas da minha oração.
Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria. Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
O que significa Og no meio do símbolo da Maçonaria?
Por conta da ligação que o símbolo da arquitetura tem com a Maçonaria, torna-se comum as pessoas ligarem o G, localizado no meio do emblema, com o Grande Arquiteto do Universo (GADU) ou, até mesmo, a etimologia do termo Deus em vários idiomas.
AS PALAVRAS DO COMPANHEIRO MAÇOM. A PALAVRA SAGRADA “JAQUIM(JAKIN)” O vocábulo “JAKIN” representa nos rituais, o aumento de salário que recebe o Aprendiz na sua elevação ao grau de Companheiro.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
A ajuda não é um objetivo da fraternidade, e sim uma consequência do ambiente em que o maçom vive." Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150. Os participantes são, sobretudo, da classe média.