Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Portanto, o correto é porta-malas, com hífen. Acompanhe os exemplos. - O porta-malas é um compartimento dos automóveis destinado a carregar malas ou outros objetos.
A expressão 'mala dos porta-mala' sugere uma figura que não apenas é indesejada, mas também está associada a problemas, como o 'disparador de alarme' e 'abridor de lata', reforçando a ideia de alguém que causa transtornos ou é visto como um incômodo.
A regrinha é simples: quando o primeiro elemento da palavra composta for um verbo (“guarda” é uma forma do verbo “guardar”), somente o segundo elemento irá para o plural. É o que ocorre com PORTA-MALA, cujo plural é PORTA-MALAS, não PORTAS-MALAS.
O envio acontece geralmente na própria aeronave, onde a mala fica em um compartimento no porão. Já a bagagem de mão é aquela que fica na cabine do avião junto ao passageiro, alocada no compartimento acima do assento.
Em voos domésticos, a bagagem deve ter medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10 quilos. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada.
Porta-malas ou porta-bagagem ou Porta-bagagens ou bagageira também conhecida como mala, é o compartimento situado normalmente na parte traseira de um automóvel usado, inicialmente, para o transporte de carga.
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia por consoante. Exemplos: Anteprojeto, autodidata, microcomputador, seminovo. Atenção: Se a palavra seguinte inicia por R ou S, duplicam-se essas letras. Exemplos: Antissocioal, autorretrato, contrarregra, minissaia, motosserra.
No entanto, para esta acepção, penso que em PB o termo mais comum será sacola, e em PE, saco. O substantivo feminino sacola pode ainda referir, tanto em PE como PB, uma espécie de bolsa que se leva a tiracolo.
O porta papel higiênico é um produto usual para banheiros e lavados que possuem alto fluxo de pessoas, por sua capacidade elevada de armazenamento de papel.